Seja bem vindo a Online Farma!

 
As velas perfumadas são comercializadas para ajudar a regular o humor, remover odores domésticos desagradáveis e até mesmo evocar memórias especiais. No entanto, elas também podem estar matando pessoas.
 
 
A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) mostrou que, em comparação às velas sem cheiro, aqueles que emitem um odor "agradável" emitem mais fuligem. De fato, a pesquisa mostra que o fumo de alguns velas perfumadas contém quase a mesma quantidade de toxinas que os cigarros. 
 
 
Surpreendente é um estudo realizado por cientistas holandeses que mediram as partículas de ar nas igrejas onde velas foram queimadas por quase nove horas seguidas. Os resultados? O ar nessas igrejas continha dez vezes o número de radicais livres do que o ar de uma estrada movimentada.
 
 
Além de cheiro, o pavio pode representar um risco para a saúde. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) também encontrou que as velas com um pavio tubular, feito com algodão enrolado em um metal ou papel principal, solta a mais suja fuligem que contém zinco, estanho, chumbo e cádmio em partículas. 
 
 
Infelizmente, estas partículas podem penetrar profundamente em nossos pulmões, criando complicações de saúde e agravando os problemas de saúde já existentes, afetando especialmente aqueles com alergias e aqueles com asma.
 
 
De repente, aquela vela perfumada de chocolate ou algodão que traz uma quente brisa doce não parece tão atraente, não é? Enquanto os nomes e cores de velas perfumadas muitas vezes parece bom o suficiente para comer ou até mesmo evocar as memórias das férias, é sábio escolher as opções de vela mais saudáveis.
 
 
Muitas velas são feitas à base de parafina, que é feita a partir do petróleo, uma fonte não-renovável que contém substâncias cancerígenas. Adicione a fragrância a isso, e nós temos um golpe duplo. De acordo com um estudo realizado pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), produtos químicos em fragrância incluem etanol, acetona e acetato de benzila, para citar apenas alguns. 
 
 
Como se isso não bastasse, a maneira pela qual as pessoas usam velas piora a situação. Porque elas são muitas vezes utilizadas para fins de relaxamento ou perfumar o ambiente, velas são acesas muitas vezes em espaços menores, como banheiros ou recantos onde a ventilação é praticamente inexistente.