Seja bem vindo a Online Farma!

COMPREENDA SOBRE O CONCEITO DE BELEZA, SEGUNDO A MEDICINA AYURVÉDICA

 

Você já recorreu a algum recurso natural para a cura de algum problema de saúde? Saiba que tem sido cada vez mais crescente, o número de pessoas que têm buscado outros recursos, além da medicina tradicional a fim de se sentirem de certa forma, reconectadas com a natureza.

A terapeuta ayurvédica, Ana Cristina Hansaul, explica que nos últimos 30 anos no Brasil, a Ayurveda tem sido uma medicina cada vez mais procurada: “Então hoje a gente observa uma reconexão com o simples, natural e acessível. A gente teve um distanciamento muito grande da natureza e isso nos fez adoecer”

A especialista acrescenta que a saída do homem da natureza e a vinda para a cidade grande, mudou a necessidade da alimentação, a rotina do dia a dia E fez com que se esquecesse da comida mais saudável, assim como de hábitos simples como andar descalço, plantar uma árvore, beber água realmente pura, entre outros, mas ao se afastar disso, entende-se o quanto essas pequenas coisas são importantes. Aí percebe-se que o que há na horta e no jardim pode fazer muito bem à saúde e assim, muitas pessoas estão nesse caminho de reconexão com a natureza e com a sua própria essência:

“O conhecimento também é fonte de saúde, a Ayurveda vem trazer conhecimentos que são muito simples, mas ao mesmo tempo são muito profundos. Mas se a pessoa tiver ciência de tudo que faz bem para ela e de tudo que não faz, e fizer escolhas com consciência, ela provavelmente não vai chegar ao ponto do desequilíbrio que pode levar à doença.”

De acordo com artigo publicado pela Associação Brasileira de Ayurveda (ABRA), o significado para palavra ayurveda pode ser dividido em: ayus (vida) e veda (conhecimento). Ayus é a junção de corpo, órgãos dos sentidos, mente e alma. 

A terapeuta ayurvédica, explica que o sedentarismo é o estilo de vida do momento e que grande parte das pessoas apenas se locomove com meios de transportes, passam a maior parte do dia sentadas na frente de um computador, trabalhando de forma sedentária, movendo o corpo o mínimo de vezes, sem dar importância à prática da atividade física, o que com o tempo, faz o corpo produzir doenças.

A especialista destaca que o ser humano está sempre recebendo muita carga de informação, convivendo com muitas pessoas, convivendo, muitas vezes, em ambientes estressantes, e é preciso digerir tudo isso, porque para a Ayurveda, as pessoas não digerem apenas o que comem, a alimentação envolve a comida, as emoções e os pensamentos.

“Que tipo de emoção nós estamos tendo quando assistimos ao jornal? Estamos conectados 24 horas nas redes sociais. Que tipo de notícias nós buscamos? É isso que está nos alimentando. Então, quando o ser humano pensa e tem essa consciência, começa a fazer escolhas melhores para a saúde. Como é o seu relacionamento no trabalho, na família, com os amigos? Como você é no ambiente? Em que ambiente está procurando viver e que mundo está construindo?”, alerta a terapeuta.

A especialista também esclarece que é preciso entender a diferença entre o conceito habitual de beleza e a beleza segundo a Ayurveda. No Ocidente, a beleza está muito mais relacionada com o corpo físico, com o estar mais magro, com um corpo mais musculoso, porém definido, com a beleza dos cabelos, dos dentes, das unhas, da pele:

“Para a Ayurveda, a beleza está totalmente relacionada à saúde física, mental e espiritual, então a saúde integral vai refletir no corpo físico, no brilho do olhar, transformando essa pessoa numa pessoa bela. Então um dos segredos da Ayurveda para a beleza é ter saúde, que significa ter uma alimentação adequada, mais saudável, uma rotina diária de saúde, de autoconhecimento.”

A terapeuta acrescenta que o autoconhecimento se refere à pessoa saber quem é, a qual biotipo ao pertence, o que lhe faz bem, o que vai trazer equilíbrio e trazer mais energia e assim, ter muito mais vitalidade, sabedoria e magnetismo pessoal.

De uma maneira geral, para a medicina ayurvédica, a beleza externa é resultado daquilo que se promove internamente. Você tem cuidado da alimentação e tem procurado colocar em prática hábitos saudáveis? 

 

Ana Cristina Hansaul – Terapeuta ayurvédica e farmacêutica bioquímica industrial. Possui mestrado em Farmacologia e trabalhou 7 anos na área hospitalar.

Fanpage: www.facebook.com/vedaequilibrio

 

Fontes

Congresso Online de Terapias Naturais para a Saúde da Mulher.

A medicina Ayurvedica ou Ayurveda. Associação Brasileira de Ayurveda: www.ayurveda.org.br/pagina/48/a-medicina-ayurvedica-ou-ayurveda.html