"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Benefícios do açafrão para a saúde


13/07/2015 - 23:00:00 | 785

 Alimento altamente antioxidante que deve ser mais consumido na dieta

 
O açafrão é um condimento poderoso para a saúde. Vai muito além de um condimento, o açafrão possui inúmeras propriedades que merecem ser salientadas. A curcumina é o que confere a pigmentação ao açafrão e trata-se de um poderoso antioxidante. Quais propriedades são estas? Vamos conhecê-las?
 
Ação antioxidante. Trata-se de um poderoso antioxidante. Antioxidantes são indispensáveis na dieta e agem no combate aos radicais livres, que agem destruindo células e até mesmo provocam o envelhecimento da pele. Por isso é altamente recomendado consumir o açafrão na dieta com frequência.
 
Poderoso anti-inflamatório. A curcumina é fundamental para o processo anti-inflamatório. Problemas como a artrite ou ligados às articulações podem ser tratados por meio do consumo desse alimento. Na estética, o consumo frequente do açafrão também gera resultados, principalmente quando o assunto é tratamento e prevenção da terrível celulite.
 
Contra doenças cancerígenas. Diversos estudos realizados comprovaram que a curcumina tem o poder de destruir células cancerígenas, impedindo o desenvolvimento do câncer.
 
Detox. O açafrão age desintoxicando o organismo na medida em que melhora o funcionamento do fígado que tem essa função.
 
Emagrece. O açafrão age melhorando e acelerando o funcionamento do metabolismo, desta forma, se aliado a uma dieta equilibrada em nutrientes e à prática de atividades físicas, pode levar ao emagrecimento. Experimente consumir esse condimento até mesmo no preparo de sucos funcionais.
 
Problemas cardiovasculares. A curcumina atua prevenindo doenças cardiovasculares, isso porque melhora a circulação sanguínea.
 
Funcionamento cerebral. O açafrão também atua protegendo os neurônios, consequentemente melhora a capacidade cognitiva cerebral.
 
Não é um alimento indicado para pessoas que tenham problemas como cálculos biliares ou obstrução biliar. Mulheres que estejam grávidas devem ter aval médico para consumir o alimento.
 
O açafrão pode ser ingrediente no preparo de diversos pratos salgados e até mesmo doces.
 
Pode ser encontrado em supermercados, lojas de produtos naturais e até mesmo em farmácias de manipulação.
 
A dica é utilizar uma colher de chá do condimento na dieta diária. 
 
O açafrão junto à pimenta pode ser melhor aproveitado pelo organismo, isso porque a pimenta possui uma substância conhecida como piperina que ajuda na absorção da curcumina.
 
Que tal começar a utilizar o açafrão com mais frequência na dieta?