Seja bem vindo a Online Farma!

A beterraba é um alimento de altíssimo valor nutricional. Fonte de vitaminas A, B e C; essa raiz também é rica em ferro, magnésio, cálcio, potássio, cobre, zinco e ácido fólico, que promovem uma série de benefícios ao organismo.

Por conta de suas características, a beterraba não deve ficar longe da dieta de ninguém. Porém, para quem ama correr, incluir esse alimento na dieta traz ainda mais benefícios.

Isso porque, a beterraba também é rica em nitratos que, quando metabolizados, se convertem em óxido nítrico, auxiliando no processo de vasodilatação. Na prática, isso significa mais nutrientes e oxigênio para os músculos e melhor desempenho para os corredores.

Para quem ama correr, um suquinho de beterraba cai super bem! E, quem não é muito fã do seu sabor também tem alternativas para suplementar uma alimentação voltada à alta performance. Quer saber como? Então, não deixe de conferir!

Os benefícios da beterraba e a corrida

Com explicamos, a beterraba é uma raiz rica em nitratos. Essa substância, quando metabolizada no corpo humano, se converte em óxido nítrico, que auxilia no processo de vasodilatação. Porém, este não é o único benefício para quem corre.

A beterraba também é rica em carboidratos complexos e fibras, que levam mais tempo para serem absorvidos pelo corpo. Isso significa que depois de ingerida, a beterraba libera energia de forma gradual, auxiliando também na performance.

E, por fim, a beterraba também contém betaína, uma substância que reduz a fadiga muscular em atletas de alto rendimento, além de reduzir a ação inflamatória aumentando assim a força.

Estudos

Existem diversos estudos pelo mundo que comprovam os benefícios da beterraba especialmente para atletas. Em uma pesquisa publicada pela Revista de la Academia de Nutricion y Dietética de Espanã, atletas que consumiram 200 gramas de beterraba em 1 hora antes da corrida, aumentaram seu rendimento em 3%.

Outros estudos, como o da Universidade de Exeter, na Inglaterra, atestam que o consumo de suco de beterraba pode aumentar em 16% a distância percorrida pelos atletas. Outro estudo na Universidade Maastrich, na Holanda, atesta que os benefícios da beterraba podem ser mais efetivos em atividades de alta intensidade e curta duração.

Embora muitos estudos não sejam conclusivos, diversos atletas que participaram dos últimos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, faziam do suco de beterraba um componente obrigatório na dieta. Atletas britânicos e americanos consumiam o suco com frequência.

Como consumir a beterraba

Para preservar seus nutrientes, o ideal é consumir a beterraba crua, tanto na forma de sucos ou de saladas. Para quem treina na intensidade de um atleta, o ideal é consumir pelo menos meio litro por dia, antes dos treinos. Para quem não gosta do sabor da beterraba, que é bastante forte, é possível encontrar suplementos em cápsulas que auxiliam a incluir a beterraba na dieta.

Outros benefícios

Além dos corredores, a beterraba pode e deve ser consumida com frequência por qualquer pessoa. Mais do que a melhoria do rendimento físico,  outros benefícios da beterraba estão ligados à pele, coração e conta com propriedades cancerígenas.

Pele

A beterraba é rica em antioxidantes, que ajudam a proteger as células da ação dos radicais livres. Por isso, ela previne o envelhecimento precoce, além de contar com uma ação desintoxicante, que melhora o aspecto da pele de um modo geral.

Coração

A beterraba também possui substâncias que auxiliam na redução do chamado mau colesterol (LDL), prevenindo a formação de placas nas artérias. As fibras presentes na beterraba também auxiliam na redução de triglicérides que aumentam o bom colesterol.

Propriedades anticancerígenas

Como tem propriedades antioxidantes, o consumo regular de beterraba previne a oxidação das células, impedindo o desenvolvimento de células cancerígenas. Alguns estudos também atribuem ao pigmento que confere a cor avermelhada da raiz, as propriedades anticancerígenas.

Prevenção da anemia

Um dos benefícios da beterraba é ser rica em ferro e por isso auxilia na prevenção de anemia, especialmente para os vegetarianos. Além de ser rica em ferro, ela também contribui para a sua absorção, o que a torna ainda mais importante dentro de uma dieta vegetariana.

Saúde sexual

A metabolização dos nitratos, além de auxiliarem os corredores, também beneficia a saúde sexual, especialmente para os homens. A vasodilatação é a principal razão da ereção, logo, o consumo da beterraba também pode auxiliar quem tem disfunção erétil e outros problemas relacionados.

Por fim, a beterraba também é rica em boro, composto essencial para a produção de hormônios que atuam diretamente na libido.

Perda de peso e bom funcionamento dos intestinos

O consumo de fibras é essencial para a saciedade e o bom funcionamento dos intestinos. Um dos benefícios da beterraba é justamente ser rica em fibras. Por isso, quem possui dificuldades de evacuação e ganho fácil de peso, certamente deve incluir a beterraba na dieta, especialmente em razão das fibras.