Seja bem vindo a Online Farma!

 

Ter um animal de estimação faz bem para a saúde

 

Não é raro andarmos na rua e vermos em cada casa pelo menos um cachorro no quintal. Ter um animal de estimação é uma opção que reflete em lazer, e apesar de alguns trabalhos básicos, resulta em uma saúde melhor.

Em uma pesquisa feita em Nova York, alguns corretores da Bolsa de Valores foram submetidos a situações de estresse, depois de alguns testes, só aqueles corretores que tinham um animal de estimação apresentaram taxas normais de pressão arterial. Isso aconteceu porque ter uma responsabilidade e uma sensação de companheirismo por ter um cachorro diminui o nervosismo.

Outros estudos feitos com adultos e crianças saudáveis e outros com a tensão arterial elevada mostraram que apenas na presença de um cão houve efeitos positivos de controle da tensão arterial.

Outros benefícios de se ter um animal de estimação é que as crianças que possuem um aprendem a controlar a agressividade, são menos egocêntricas e tem menos problemas psicológicos. Ter um cachorro em casa antes de a criança completar um ano de idade diminui os riscos de ela desenvolver alergia. Cuidar de um animal ajuda não só as crianças, mas adultos, a lidarem com os fatos da vida como o nascimento, reprodução e morte.  Nos idosos a presença de um cão é importantíssima, pois o idoso terá responsabilidades, companheirismo e consequentemente melhora na autoestima. Aqueles que têm problemas de se comunicar também são beneficiados, pois conversar com o cachorro serve como grande consolo e espécie de treino na hora de falar em voz alta, sendo essa técnica utilizada até mesmo em tratamentos psicológicos. Os donos de cães e gatos são mais ativos e sociáveis além também de praticarem mais atividades físicas na hora de brincar com o animal ou levá-lo para passear.

Os benefícios de se ter um animal de estimação são muitos, e por mais que agora você tenha ficado com vontade de ter um, é importante saber que esses animais exigem cuidado, carinho e responsabilidade. Se não quiser adotar, na hora de escolher uma raça a dica é pesquisar aquela que mais se enquadra no espaço que ele vai ter e na “personalidade”, se gosta de crianças, se é calmo com estranhos e etc. Tudo isso é importante para depois não haver arrependimentos seguidos muitas vezes de um abandono do animal.