Seja bem vindo a Online Farma!

 

Uma das muitas lendas sobre a Grécia antiga é que os gregos usavam alecrim de enfeite na cabeça para melhorar o desempenho da mente. Mas pelo jeito isso não é apenas mais uma lenda. Alguns cientistas da Universidade da Nortúmbria, na Inglaterra, fizeram um teste de raciocínio com pessoas saudáveis usando o cheiro do óleo de alecrim. O resultado do estudo foi o aperfeiçoamento de certas aptidões mentais. O óleo utilizado no estudo pode ter potencial para auxiliar no tratamento contra o Mal de Alzheimer (doença degenerativa que provoca gradativamente a perda de memória). Alguns geriatras afirmam que isso aconteceu porque o aroma do alecrim pode ter o poder de estimular as atividades ligadas ao cálculo e a atenção.  

O alecrim ou o óleo obtido dele não é difícil de achar, ele pode ser consumido em chá, óleo ou aroma  além de ser uma planta com diversos benefícios como auxiliar no tratamento contra a depressão, servir de anti-séptico e reumático, é refrescante, tônico, ativa a memória e consciência combatendo o cansaço mental, alivia dores musculares, acne, melhora o humor. Pessoas muito estressadas, angustiadas e hipertensas podem inalar o aroma do alecrim para melhorar desses males.

A essência do alecrim serve também para evidenciar a criatividade e vitalidade do indivíduo, além de servir como estimulante circulatório e dos nervos, aumenta a concentração, é benéfico para o coração, anima e combate a melancolia de quem o utiliza.

O Alecrim pode ser consumido como chá, tempero de carnes (especialmente de porco e carneiros), na manteiga e batatas, em molhos, sopas, tempero de legumes. Uma pesquisa feita
em 2008 pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP comprovou que além de dar mais energia o alecrim também é antioxidante, ou seja, ajuda as pessoas a viverem mais e envelhecerem melhor porque combate os radicais livres.

Pode-se encontrar o alecrim em grandes floriculturas, farmácias e chás já prontos. Agora que você já sabe o benefício dessa planta, ficou fácil e muito mais gostoso tomar um chá quente feito dele antes de ir para a cama, além de te aquecer nos dias frios do inverno haverão incontáveis benefícios.