Seja bem vindo a Online Farma!

 Quais são os erros habituais mais frequentes que prejudicam a saúde dos olhos?

Com a saúde dos olhos não se brinca e alguns hábitos que muitas pessoas têm como comum podem colocar em risco a saúde da visão. Quais hábitos são esses?
 
Quem nunca ousou ler em ambientes pouco iluminados? Mas esse hábito pode “cansar” a vista, é importante utilizar uma fonte iluminada para auxiliar nesses períodos de leitura.
 
Quem não gosta de belos óculos escuros? Mas é fundamental que sejam de qualidade e tenham a proteção contra os raios ultravioleta do sol, comprar óculos sem essa proteção pode prejudicar a saúde da vista, distorcer imagens e provocar até mesmo dores na região dos olhos e dores de cabeça.
 
Para aqueles que usam lentes de contato, alguns cuidados são essenciais, devem ser constantemente higienizadas com soluções indicadas e de alta qualidade, a indicação dessas soluções para higienização deve partir de um especialista habilitado (oftalmologista). Outro hábito que muitas pessoas que usam lentes de contato têm é tomar banho com a lente, mas a água pode conter impurezas que podem estragar as lentes ou pior, podem contaminá-las, por isso é fundamental não esquecer de tirar as lentes antes do banho de chuveiro ou piscina.
 
Outro cuidado é não dormir com a lente, isso por que a córnea necessita de descanso, fora o risco do surgimento de alguma irritação ou infecção.
 
Há aqueles que aproveitam para ler quando estão no transito, mas esse hábito pode levar ao descolamento da retina, além de desencadear cansaço na vista e sensação de tontura.
 
Muitas pessoas têm mania de coçar os olhos sem se preocuparem com a higiene das mãos, mas essa ação pode causar infecções oculares. Evite ao máximo tocar nos olhos sem a devida higienização das mãos, aliás, as pessoas devem desenvolver o hábito de lavarem sempre as mãos após chegarem da rua, o tempo todo nossas mãos estão em contato com bactérias que podem colocar em risco a saúde.
 
A maioria das pessoas tem um colírio que usa sem qualquer orientação especializada, mas o uso pode causar danos irreversíveis aos olhos, e por isso, mesmo se a utilização for por conta da irritação devido à poluição, o colírio deve ser orientado por um especialista. Há casos em que a irritação pode ser sintoma de algum problema mais grave e o uso do colírio sem orientação pode “camuflar” um problema mais sério existente.
 
E mesmo quando muito já se falou sobre o assunto, ainda há muitas pessoas que assistem televisão perto da tela, principalmente crianças, esse tempo exagerado pode cansar a vista e causar futuros danos à saúde dos olhos, manter uma certa distância é importante.
 
E é claro que alguns alimentos são indicados pela riqueza em vitamina A, como é o caso da cenoura e damasco. 
 
Mais cuidados com a saúde da vista...