Seja bem vindo a Online Farma!

 

O carboidrato vem sendo considerado o vilão daqueles que desejam perdem peso há muito tempo. Mas será que ele realmente engorda?

Não. O Carboidrato não engorda, mas é claro que se você consumi-lo em excesso irá ganhar mais peso assim como se você consumir qualquer nutriente em excesso.  Existem inclusive algumas dietas a base de carboidratos específicos para aquelas pessoas que gastam muita energia, como atletas. Sendo assim pode-se chegar à conclusão que se você está comendo muito carboidrato mas  é completamente sedentário obviamente irá ganhar mais peso.

Tirar completamente o carboidrato da nossa dieta pode ter efeito contrário naquelas pessoas que querem emagrecer. Isso acontece porque a ativação do metabolismo de gordura do corpo depende da participação de substâncias que partem do carboidrato. Sendo assim, quem corta 100% o carboidrato do cardápio está bloqueando a queima de gordura, e a energia obtida é a partir das proteínas musculares, o que não é bom.

Como qualquer nutriente o carboidrato tem outros benefícios, além de produzir energia ele ajuda na memória pois oferece glicose, a principal fonte de energia do nosso cérebro. Melhora o humor por ajudar a produzir serotonina, o hormônio da felicidade e bem-estar.  E o principal que é reduzir o LDL, conhecido como colesterol. O carboidrato tem esse poder porque as fibras vão se juntar com a gordura não permitindo que ela seja totalmente absorvida, sendo assim o colesterol diminui.

Agora que você já sabe, realmente não compensa abandonar o carboidrato para sempre da sua dieta. Ele é muito importante. Só lembre-se que caso você seja sedentário não é indicado que coma alimentos com essa substância a noite logo antes de ir para a cama.