Seja bem vindo a Online Farma!

 

Um dos maiores mitos no ramo da saúde é a sensação de frio na barriga. Quem nunca esteve apaixonado ou nervoso e pensou “Estou com uma sensação de borboletas no estômago”? Pois é ,  de acordo com médicos essa sensação é uma reação do stress, ou movimentos bruscos. Isso explica o frio na barriga quando vamos em um parque de diversões por exemplo.
 
Quando estamos em uma montanha russa , estamos em uma situação de risco o que causa medo. Por mais que o corpo esteja seguro nossa mente encara a queda da montanha russa como uma ameaça, então surge o stress e o frio na barriga.  
 
A causa, além da contração do estômago,  também é a liberação de  atecolaminas (adrenalina e a noradrenalina), hormônios que aceleram o coração. 
 
De acordo com o Médico Clínico Gilberto Katayama, a sensação de frio na barriga provocada pelo montanha russa é devido a liberação do sistema parassimpático, provocando um relaxamento no organismo trazendo a sensação de bem-estar. Junto a isso existe uma constatação mental de que estamos a salvo e assim o cérebro libera dopamina e outras substâncias que proporcionam a sensação de prazer.
 
 
Fonte: Portal O Estado do Acre