Seja bem vindo a Online Farma!

 
O colesterol é um tipo de lipídio (gordura) encontrado em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. É encontrado em carnes e alimentos de origem animal como ovos e leite. 
 
O colesterol é responsável pela produção de hormônio e vitamina D no corpo, porém o excesso de colesterol no sangue pode ser prejudicial à saúde, aumentando o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. 
 
Existem dois tipos de colesterol:
  • O LDL conhecido como ruim, pode se depositar nas artérias e causar entupimento.  
  • O HDL conhecido como bom, retira o excesso de colesterol das artérias impedindo o seu depósito e a formação de ateromas (placas de gorduras). A gordura é transportada para o fígado e eliminada pela bile e fezes. 
A elevação do colesterol pode ser causada por hereditariedade ou pelo estilo de vida de cada pessoa, como alimentação, obesidade e ausência de exercícios físicos. 
 
O colesterol é encontrado em alimentos de origem animal, que são ricos em gorduras saturadas como carne vermelha, frutos do mar, leite, ovos, e também nos alimentos industrializados como biscoitos, chocolates e sorvetes. As gorduras insaturadas estão presentes em alimentos de origem vegetal como margarinas, avelã, nozes e óleos vegetais. 
 
É possível diminuir os níveis de colesterol e até evitar seu aumento através de uma dieta balanceada, com baixos níveis de gordura e colesterol. Existem também medicamentos naturais como o Tribulus Terrestris que auxiliam na redução do colesterol. 
 
Outra forma de evitar o aumento do colesterol é através de exercícios físicos, pois a atividade física ajuda no emagrecimento e no controle do peso. Evitar o cigarro e o estresse também diminui o risco de infarto. 
 
Algumas vezes os exercícios físicos e uma dieta balanceada não são suficientes para controlar o colesterol. Nesses casos o médico vai prescrever o medicamento necessário para o tratamento do colesterol e de alguma doença associada.