"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Cavalinha: um santo remédio


15/07/2013 - 23:00:00 | 803
Em meio a tantas espécies de plantas e ervas medicinais que auxiliam a saúde dos seres humanos. Existe uma planta milenar que pode trazer diversos benefícios à saúde: trata-se da cavalinha. A cavalinha é uma planta que pode auxiliar na perda de peso por ser altamente diurética e consequentemente oferece benefícios estéticos, pois dificulta o aparecimento de estrias e celulite. Pode ser usada para alívio de dores de cabeça, para conter hemorragias, estabilizar a pressão, entre outros benefícios.
 
É uma planta que possui glicosídeos flavônicos, potássio, ácido gálico e saponinas, essas substâncias são responsáveis pela desintoxicação do organismo.
 
É uma planta auxiliar no tratamento da pele, é cicatrizante e auxilia o corpo na produção de colágeno, conferindo elasticidade aos tecidos epiteliais. Tem ação antiinflamatória, e portanto, tem o poder de desinchar edemas.
 
Auxilia nos tratamentos relacionados ao sistema urinário e a problemas nos rins. É depurativa, limpa o sangue, e assim, beneficia o sistema circulatório.

É indicada para quais tipos de tratamento?
 
A cavalinha pode ser usada no tratamento da anemia.
 
É indicada para casos de infecção urinária; problemas de arteriosclerose; reumatismo; estresse; problemas respiratórios etc.
 
É útil no tratamento contra a obesidade, possui ação termogênica (queima de gorduras) junto à sua poderosa ação como antioxidante.
 
É importante salientar que a ação diurética da planta requer a ingestão de líquidos para que de fato, possa ser benéfica ao organismo e não cause desidratação.

A cavalinha pode ser consumida de muitas maneiras. Em forma de chá, com muitas possibilidades e também em cápsulas. É uma planta reconhecida pela Anvisa, de resultados pragmáticos, porém o uso deve ser realizado sob orientação médica.
 
A cavalinha é um santo remédio. Lembre-se dessa planta e considere seus inúmeros benefícios.