Seja bem vindo a Online Farma!

Aproximadamente 1% dos casos de câncer em homens e 3% em mulheres podem ser atribuídos à ingestão de bebidas alcoólicas, de acordo com uma estudo realizado em oito países europeus: França, Itália, Espanha, Reino Unido, Holanda, Grécia, Alemanha e Dinamarca. 

 
Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica British Medical Journal (BMJ), e revelam também que ao menos 40% dos casos de câncer que podem ser atribuídos à ingestão de álcool ocorrem em pessoas que excedem com frequência os limites recomendados de consumo diário de bebidas alcoólicas. 
 
A pesquisa foi dirigida pelo epidemiologista alemão Madlen Schütze. O médico afirma que os dados revelam que muitos casos de câncer poderiam ter sido evitados se o consumo de álcool ficasse limitado às recomendações das organizações de saúde. Ele acredita que muitos mais casos poderiam ser evitados se as pessoas reduzissem a ingestão de álcool para abaixo desses limites, ou até parassem de beber. 
 
Os resultados têm por base as estimativas de risco de um estudo sobre câncer e nutrição, o Epic, feito entre 1992 e 2000 com 520 mil pessoas de 35 a 70 anos, escolhidas ao acaso em dez países europeus, e também nos dados sobre consumo de álcool da Organização Mundial da Saúde (OMS). 
A pesquisa se centrou em 363.988 homens e mulheres incluídos no Epic, que responderam a um questionário sobre sua alimentação e seu estilo de vida. 
 
O questionário incluía perguntas específicas sobre o consumo de álcool, como a quantidade, a frequência e o tipo de bebida consumida no momento em que foram consultados, e também relativas aos 12 meses anteriores.

Autor:  Agência Comunicado

Fonte:  UOL