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Cereais: importantes e necessários na dieta


04/05/2014 - 23:00:00 | 925

Quais os mais reverenciados e quais as principais propriedades?

 
São diversos os alimentos que podem compor uma dieta saudável, aliás, não há desculpas para dizer que realizar uma alimentação adequada influencia no bolso e no paladar, porque existem inúmeras opções de alimentos saudáveis, de baixo custo e que podem acrescentar muita saúde ao dia a dia.
 
Os cereais constituem um importante grupo de alimentos que deve fazer parte da dieta, diariamente, de preferência. São ricos em vitaminas, minerais e fibras, alimentos importantes para aqueles que desejam emagrecer de maneira saudável, isso por que aumentam a sensação de saciedade, melhoram o funcionamento da flora intestinal e auxiliam até na conquista de uma pele mais bonita e saudável.
 
Quais os cereais que merecem destaque?
A aveia é um dos cereais mais acessíveis e baratos, pode ser consumida em flocos, farelo, em forma de leite, entre outras versões, é um cereal importante para fornecer energia ao organismo, possui importantes vitaminas do complexo B, minerais essenciais como: cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio etc. É rica em um tipo de fibra conhecida como beta-glucana, responsável por controlar e reduzir a quantidade de glicose no sangue, por isso é um alimento importante para aqueles que têm diabetes e atua diretamente no equilíbrio do colesterol, melhora a circulação sanguínea e consequentemente previne doenças cardiovasculares.
 
A linhaça é uma semente rica em fibras e em ômega-3, importante para a saúde do coração, outra substância presente na semente que chama a atenção dos especialistas é a presença de uma substância conhecida como lignana, que previne doenças como o câncer de mama e de próstata. A linhaça também é rica em proteínas, em importantes vitaminas e minerais.
 
A granola é um dos cereais preferidos da maioria das pessoas, reúne grãos, frutas, castanhas da granola, possui sabor adocicado e engloba importantes vitaminas e minerais. A única restrição é quanto à quantidade diária, pela quantidade de açúcar presente.
 
A quinua é outro cereal bastante consumido, o que chama a atenção nesses pequenos grãos é a maior riqueza em proteína, confere energia ao organismo e é rica em ômegas 3 e 6, que segundo estudos científicos previnem doenças cancerígenas e doenças cardíacas.
 
O arroz integral é um cereal que sem dúvidas deveria ser mais explorado, rico em carboidratos complexos, que demoram mais para serem digeridos e que aumentam a sensação de saciedade, possui importantes vitaminas do complexo B, aliás, a substituição do arroz tradicional pelo arroz integral na dieta já representaria um grande passo em prol da saúde, sem contar que fica tão delicioso quanto à versão tradicional.
 
A maioria desses cereais pode ser explorada de diversas formas, a aveia pode estar presente em vitaminas, sobre frutas, em farofas doces sobre sobremesas etc.
 
A linhaça e a quinua podem estar em sucos, vitaminas, no iogurte, entre outras formas deliciosas de consumo.
 
Realizar uma alimentação saudável não é difícil como se pensa, o sabor continua e o paladar pode ser de diversas formas contemplado.