A Alface (Lactuca sativa) é uma planta herbácea, pertencente à família botânica Asteraceae. A Alface é rica em nutrientes e tem a função de alcalinizar e desintoxicar, principalmente, o fígado. A Alface constitui uma importante fonte de vitaminas e minerais que incluem: cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, zinco, e vitaminas como a tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, vitamina B-6, C, A, E, e vitamina K.
Alface benefícios:
A Alface, uma hortaliça tão comum na culinária brasileira, apresenta diversos benefícios para o nosso organismo, tais como:
- Ajuda a prevenir e proteger contra o câncer;
- Promove a sensação de saciedade, devido ser uma hortaliça rica em fibras;
- Ajuda diretamente na formação das células sanguíneas;
- Previne casos de anemia;
- Atua ajudando o equilíbrio de sódio, potássio e cálcio no organismo;
- Contribui para o metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos;
- Auxilia o bom funcionamento da musculatura;
- Ajuda a melhorar a visão;
- Auxilia o combate aos radicais livres;
- Possui muitas fibras e água, sendo benéfico no combate da prisão de ventre;
- Fortalece as vias respiratórias.
As propriedades calmantes do alface:
Um dos benefícios encontrados na Alface é o seu poder calmante, sendo capaz de tratar casos de insônia. A hortaliça pode ajudar as pessoas a ter um sono reparador e a controlar os acessos de nervosismo. É recomendado consumir a Alface à noite para dormir melhor, principalmente, quando seu suco é adicionado a uma bebida quente que contenha mel.
Chá de Alface como tomar?
Para preparar o chá da Alface, escolha a alface livre de agrotóxicos. As folhas devem estar firmes, brilhantes e sem manchas escuras. Lave bem a hortaliça em água corrente e faça a imersão de sete folhas de Alface em ½ litro de água fervente até que adquira uma cor amarelada. Coe e está pronto para ser consumido! Beba o chá 3 vezes ao dia. Para melhores resultados, evite consumir alimentos ricos em cafeína durante a noite, pois a cafeína é uma substância estimulante.