Seja bem vindo a Online Farma!

O chá é segunda bebida mais consumida no mundo – a água ocupa o primeiro lugar – e é apreciado, principalmente, por pessoas interessadas em saúde e boa forma. De origem chinesa e milenar, a palavra “chá” corresponde a toda infusão de folhas, frutas, ervas ou raízes em água quente ou fria.

Existem diversos tipos, receitas e finalidades para o chás e cada um contém sua predominância para uso. Uns possuem efeito relaxante, outros são bons para o emagrecimento, outros para digestão e há os que agem como antioxidante.

Assim como qualquer outro fitoterápico, a utilização do chá com fins medicinais deve ser acompanhada – e orientada – por um médico ou nutricionista. Essa medida irá garantir a segurança e eficácia nos tratamentos.

Para quem busca emagrecer ou combater a retenção de líquidos, os chás branco, verde e vermelho são ótimas opções, ambos extraídos da mesma planta, a Camellis Sinensis, mas em diferentes estágios de colheita. Eles ainda contém, em diferentes quantidades, um elemento termogênico que acelera o metabolismo – daí o auxílio ao emagrecimento. O segredo para obter bons resultados é não exagerar! Ingerir litros e litros desses chás a fim de perder mais peso, não é eficaz, pois também são compostos por cafeína. O consumo em excesso pode desencadear dores de cabeça, distúrbios do sono, hipersensibilidade e alterações na pressão arterial.

Já para combater o envelhecimento e manter a aparência jovial, os chás de limão e maracujá são aliados de peso. A vitamina C, presente nas frutas, ajuda na redução do envelhecimento ou oxidação, repaginando de dentro para fora.

Vale ressaltar que o consumo em excesso de qualquer chá mal preparado ou mal conservado pode trazer efeitos negativos para a saúde. Especialistas costumam ser unânimes ao afirmar que o chá possui efeitos benéficos, em especial quando consumidos em pequenas quantidades.

Por: AgComunicado