Televendas & SAC (11)4224-4550 ou (11)93802-7841

Durante o 2.º Congresso de Intervenção para Terapia do Diabete Tipo 2, nos Estados Unidos, a Federação Internacional de Diabete (IDF) divulgou recomendação de inclusão da cirurgia bariátrica entre as alternativas de tratamento de pacientes com diabete tipo 2 e obesidade leve, isto é, Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 35. Atualmente, a intervenção cirúrgica só é realizada em diabéticos com IMC 35 ou mais. 

 
No Brasil, continua valendo a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), segundo a qual a cirurgia bariátrica só pode ser feita em obesos com IMC acima de 40 - ou de 35, se houver complicações como diabete, hipertensão ou doença cardiovascular. A entidade afirmou que vai analisar o posicionamento da IDF e poderá rever a norma brasileira. 
 
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Metabólica e Bariátrica (SBCBM), cerca de 10% dos pacientes diabéticos morrem, todos os anos, de doenças cardiovasculares. Esse índice cai para apenas 0,3% entre os indivíduos que passam pela operação. A cirurgia não é para todos, é bom ressaltar. Apenas entre 5% e 10% dos diabéticos possuem uma resistência à insulina maior que a média e não respondem ao tratamento convencional. A cirurgia seria indicada nesses casos e para pacientes obesos que não conseguem emagrecer sem cirurgia. 
 
É preciso muito cuidado para que o procedimento seja bem indicado. Ela não é uma solução mágica e a pessoa não vai emagrecer se continuar comendo da mesma forma. Se fizer isso, correrá o risco de ter complicações. Ou seja, a pessoa, assim como quando faz dieta, precisará comer menos. Se o problema for de compulsão alimentar, é preciso fazer tratamento psicológico. Os especialistas reforçam que a cirurgia deve ser realizada segundo os protocolos internacionais, ou seja, dentro de um tratamento multidisciplinar, com reeducação alimentar e acompanhamento pós-operatório.

 

Autor:  Agência Comunicado

Fonte:  O Estado de S. Paulo

Empresas desenvolvem programa para diminuir a obesidade entre os executivos
Vincular parte da remuneração a metas de saúde é um incentivo cada vez mais utilizado pelas organizações...
Impotência sexual pode ser sintoma de doença cardiovascular
Problema é mais frequente conforme o homem envelhece...
Online Farma
Lorem ipsum dolor sit amet, justo aliquid reformidans ea vel, vim porro dictas et, ut elit partem invidunt vis. Saepe melius complectitur eum ea. Zril delenit vis ut. His suavitate rationibus in, tale discere ceteros eu nec. Vel ut utamur laoreet vituperata, in discere contentiones definitionem ius.
read more ⟶
Leave a comment
Note: HTML is not translated!