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Quando o assunto é colesterol, logo imaginamos que ele é um dos maiores responsáveis pelas doenças do coração. O que nem todos sabem é que existe o bom e o mau colesterol, e que o objetivo em saúde é aumentar os níveis do chamado bom colesterol, e diminuir o que faz mal.

O colesterol é essencial para a produção de hormônios. É ele quem transporta a LDL (mais conhecida como colesterol ruim) pelo corpo. Em níveis elevados, a LDL provoca o surgimento de problemas cardiovasculares. É importante mantê-lo em níveis baixos, e para isso os alimentos podem ajudar. Confira algumas dicas:

- Trocar o pão francês pelo integral: a massa integral fornece fibras ao organismo.

- Preferir o leite desnatado: a versão desnatada contém o mesmo teor de cálcio que o integral, mas a vantagem é que não tem gorduras saturadas – que em excesso, aumentam os níveis de LDL.

- Preferir azeite de oliva extravirgem: uma das grandes vantagens dessa priorização dos óleos mais saudáveis são os ácidos graxos monoinsaturados fornecidos pelos azeite. Eles não aumentam os níveis de LDL e ainda ajudam a elevar o colesterol bom. Os compostos fenólicos do azeite também previnem a oxidação do colesterol.

- Pizza de vegetais: a ideia pode não agradar aos fãs de pizza, mas substituir as versões mais gordurosas por uma de vegetais é uma boa atitude a favor dos vasos sanguíneos. Trocar as pizzas de mussarela, quatro queijos ou calabresa pelas pizzas vegetarianas é uma boa alternativa para comer sem receio. Pizzas de escarola, rúcula e brócolis são uma boa pedida! E o melhor é que elas ainda fornecem um bônus: pequenas quantidades de antioxidantes e fibras. Aproveite!

-  Berinjela – A utilização da farinha de berinjela na alimentação ajuda comprovadamente a reduzir o colesterol ruim.

Por: AgComunicado

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