Seja bem vindo a Online Farma!

 

Não tem jeito , com a aproximação da idade uma coisa que tínhamos de sobra vai indo embora. A memória.  À medida que vamos envelhecendo nossa capacidade de armazenar informações vai diminuindo, e isso é completamente normal.  Mas devido ao novo estilo de vida que o ser humano vem sendo obrigado a se adaptar o cérebro pode sofrer alguns danos e a memória ir embora mais cedo. O stress, a poluição, consumo de álcool e demais fatores de uma vida moderna – principalmente em cidades grandes – podem acarretar na danificação de algumas células frágeis do cérebro.

Estudos modernos chegaram a conclusão que o cérebro começa a se deteriorar aos 45 anos de idade, não aos 60 como afirmavam antigamente. Não é devido a isso que devemos ignorar o fato que existem algumas ações preventivas para amenizar essa perda de memória e até adiá-la. A primeira delas é parar de fumar. O fumo não traz nenhum benefício, todo mundo sabe, mas para o cérebro ele pode provocar pequenos acidentes cerebrovasculares.

Ter uma boa vida social também ajuda, isso porque conviver bem com amigos e família estimula o cérebro a evitar a depressão.

Outra ação é dormir a quantidade necessária de horas, saiba que a insônia produz perda de memória, depressão e dores de cabeça. Tenha uma dieta baseada em alimentos saudáveis, eles tem substâncias necessárias que irão alimentar bem sua memória como o Zinco, vitamina C e E, Ômega 3 e Colina. Seja calmo e controle seu stress.

A dica final é brincar com sua mente e exercite a memória. Sim! Jogo da Memória ajuda a manter seu cérebro “em forma”. Outras dicas são : Tentar ver as horas através de um espelho, tentar vestir-se de olhos fechados, leia e estude sempre que puder  e ande de trás para frente quando estiver em casa. São atividades simples que vão pôr o seu cérebro em movimento.

Não ache que perder a memória o tempo todo é um acontecimento normal. Caso perceba que está deixando passar fatos que antes conseguia se lembrar normalmente procure um médico assim que puder.