Seja bem vindo a Online Farma!


A maioria das mulheres já sabe que na segunda metade do ciclo menstual, sintomas físicos e comportamentais como inchaço, dores, irritabilidade e depressão vão aparecer. Os sintomas da TPM podem interferir na vida particular e profissional de algumas mulheres, mas não é necessário conviver mais com esse incomodo gerado pela tensão pré menstrual.
 
É possível aprender a lidar com os sintomas causados nesse período. Já existem pílulas anticoncepcionais de última geração que amenizam muito os sintomas, mas os medicamentos não são a única forma. Vejamos algumas dicas para aliviar os sintomas naturalmente: 
 
  • Invista na linhaça: A semente melhora o problema de retenção de líquidos, pois é rica em fibras e vitaminas.
  • Aumente a ingestão de soja e gergelim: eles aumentam a entrada de magnésio nas células e evitam as cólicas. A soja também auxilia na melhora do quadro de ansiedade.
  • Fuja de alguns alimentos: Evite a cafeína presente no café, chás e refrigerantes, pois ela aumenta a intensidade das dores de cabeça. A cafeína também causa insônia e irritabilidade. O sal também deve ser evitado para diminuir o inchaço durante o período, assim como gorduras, alimentos à base de açúcar refinado e alimentos condimentados.
  • Utilize produtos naturais: Algumas plantas medicinais podem ser encontradas em farmácias de manipulação e servem para fazer chás. Alguns deles evitam os picos hormonais. Alguns medicamentos naturais como o Tribulus Terrestris amenizam os sintomas da TPM.
  • Abuse da água: é a melhor forma de eliminar líquidos e ainda ajuda à hidratar o corpo e a pele.
  • Pratique exercícios físicos: os exercícios auxiliam na produção de endorfina, evitando assim os períodos de depressão, e algumas atividades como o Pilates agem diretamente na região pélvica, aliviando as dores. 
Vale lembrar que o álcool e o cigarro podem intensificar as dores de cabeça, portanto é bom evitar. Seguindo essas e outras dicas, é possível combater a TPM de forma totalmente natural.