Seja bem vindo a Online Farma!

 
A artrose é uma doença que não tem cura, porém existe tratamento para aliviar os sintomas e adiar a cirurgia, uma das possibilidades de tratamento. Embora a cirurgia seja uma possibilidade, outras terapias podem melhorar a qualidade de vida e aliviar as dores. 
 
Alguns medicamentos naturais como o Tribulus Terrestris podem auxiliar no tratamento da Artrose, pois ajudam a aumentar a densidade mineral óssea e os níveis de imunidade. Os analgésicos que podem ser comprados sem receitas também aliviam os sintomas. Se a dor persistir o médico poderá receitar os anti-inflamatórios não esteróides. Os corticóides injetados direto nas articulações podem ser utilizados para aliviar o inchaço e a dor, porém não é recomendável mais de três aplicações por ano, pois pode ser prejudicial.
 
Outro possível tratamento é injetar um líquido sinovial artificial nos joelhos. Esse procedimento pode aliviar a dor por até seis meses. A fisioterapia pode ajudar a fortalecer os músculos, o senso de equilíbrio e a movimentação de articulações rígidas, porém se não houver melhora depois de oito semanas, provavelmente a fisioterapia não será o tratamento mais indicado. 
 
Em alguns casos o médico pode indicar o uso de órteses para sustentar as articulações. Algumas impedem o movimento da articulação, enquanto outras permitem algum movimento. É importante que a órtese seja indicada apenas pelo médico, pois o uso incorreto pode causar lesões mais graves. Outras cirurgias indicadas para tratar as articulações lesionadas são:
  • Artroscopia: para remover a cartilagem danificada.
  • Artrodese: Fusão cirúrgica dos ossos, normalmente realizada na coluna.
  • Osteotomia: Alteração do alinhamento de um osso para aliviar o estresse no osso ou na articulação.
  • Substituição de articulação: substituição total ou parcial da articulação por uma articulação artificial. Geralmente realizada no ombro, cotovelo, quadril, joelho e tornozelo. 
A dor e a rigidez podem impedir que uma pessoa realize pequenas atividades diárias e os movimentos podem ficar bastante limitados, porém o tratamento melhora os sintomas da Artrose.