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Como aproveitar melhor o chuchu na dieta?


02/12/2014 - 23:00:00 | 729

Conheça as propriedades desse alimento

 
O chuchu é um alimento que muitas pessoas costumam “desprezar” na dieta sob a justificativa de que não tem gosto e de que é “sem graça”, mas se trata de um alimento muito rico em propriedades e pode inclusive, auxiliar aquelas pessoas que desejam emagrecer.
 
Para a botânica, o chuchu é uma fruta, mas é comumente tratado como um tipo de legume.
 
É um alimento rico em fibras, o que favorece a boa circulação sanguínea; o bom funcionamento da flora intestinal; protege o trato digestivo e assim, previne desconfortos como azia, úlceras, irritações estomacais, entre outros.
 
É um alimento de baixo teor calórico, além de auxiliar no alívio da sensação de inchaço que incomoda tantas pessoas, isso porque é rico em água e em importantes minerais com ênfase no potássio. 
 
A textura do alimento e a cor da casca podem variar, alguns apresentam tonalidade mais vibrante que outros, mas as propriedades permanecem as mesmas, independentemente das variações.
 
Os minerais presentes no chuchu, além do potássio são: ferro, magnésio, fósforo, cálcio, entre outros. As vitaminas presentes no alimento são: vitamina A, C e vitaminas do complexo B. Vale salientar que as vitaminas A e C juntas conferem ao chuchu alto poder antioxidante. A vitamina C, além de fortalecer o sistema imunológico e proteger o organismo do surgimento de doenças, também age a favor do bom funcionamento do metabolismo, acelerando-o e o tornando mais eficiente na queima de gorduras, o que quer dizer que se o consumo do chuchu estiver aliado a uma alimentação equilibrada pode levar ao emagrecimento, os resultados podem ser ainda mais efetivos.
 
Em termos de sabor, o chuchu não oferece sabor proeminente, a combinação com outros alimentos é capaz de dar à “fruta” mais atrativos para o paladar. Esse alimento pode estar presente em saladas, em sopas, refogados, até mesmo em sucos, em forma de salada a combinação com ervas finas como salsinha e tomilho dão ao chuchu um sabor todo especial.
 
Que tal uma receita de chuchu recheado de poucas calorias?
 
 
Chuchu Recheado
 
Ingredientes
2 chuchus grandes, cozidos, sem a casca e cortados ao meio no sentido do comprimento
1 caldo de carne
1 embalagem de seleta de legumes
Meia cebola pequena bem picada
1 xícara de chá de maionese
Meia xícara (chá) de parmesão ralado grosso
Orégano
 
Como fazer?
 
Cozinhe o chuchu na água junto ao caldo de carne, quando estiver macio, desligue o fogo e escorra a água, espere esfriar. Retire com a ajuda de uma colher parte da polpa do chuchu até formar uma considerável cavidade, reserve essa polpa. Em um recipiente, junte a polpa, a seleta de legumes, a cebola bem picada, a maionese, o orégano e o queijo. Vale lembrar que não há a necessidade da utilização do sal, pois o queijo já contém sal.
Recheie os chuchus com essa mistura e leve ao forno preaquecido em 180º por aproximadamente 15 minutos, até que esteja gratinado. Não precisa de acompanhamento.
 
Se delicie!