"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Como correr na esteira corretamente


04/11/2012 - 23:00:00 | 1868

Muito disputada nas academias, a esteira elétrica é querida pela praticidade. Depois de um dia de trabalho e mesmo com chuva fica fácil e menos desconfortável queimar calorias debaixo de um teto enquanto se vê televisão ou escuta música.

Seja na casa ou na academia muitas pessoas cometem certos erros na hora de subir na esteira e começar a correr. Veja alguns erros que você pode cometer enquanto dá aquela bela caminhada:

  • Antes de tudo veja a largura da sua esteira. Se for aquelas caseiras cuidado, pois geralmente são mais estreitas que as da academia. Se policie para não se empolgar muito na hora de caminhar ou correr e acabar pisando fora da rolagem. Você pode torcer o pé ou acabar caindo.
  • Não assista TV nem leia livros enquanto lê. A maioria das pessoas já tentou ler algum livro ou revista enquanto corre.  Isso é normal, com a correria da vida moderna todos queremos ganhar tempo e fazer duas coisas ao mesmo tempo pode parecer natural. Mas nesse caso não é. Enquanto você olha para baixo por estar lendo pode ficar tonto. Se assistir TV enquanto corre cuidado também, pois as duas opções podem prejudicar o pescoço causando dores posteriores.  O correto é estar totalmente concentrado no exercício assim o corpo vai ter uma melhorar percepção e consequentemente melhorar a respiração.
  • Não aumente muito a velocidade de uma hora para outra, não dê passos muito largos nem dê pulos ao invés de andar. Dessa maneira vai diminuir a quantidade de passos(como se estivesse caminhando menos) e o impacto causado pode prejudicar seus joelhos e calcanhares.
  • Não pise com as pontas dos pés. A maneira certa é colocando o calcanhar primeiro e todo o pé tocar o “chão”.
  • Beba água antes de correr e mantenha a garrafinha por perto. Não é só porque não está ao ar livre que não deve se hidratar.
  • Não corra segurando na barra. Isso pode provocar dores nos punhos e também diminui a necessidade de você usar sua coordenação motora.
  • A rotina de corrida ideal são 3 vezes por semana de 30 a 40 minutos em dias alternados.

É muito importante também utilizar um tênis adequado para caminhadas e saber o seu limite. Se possível faça a atividade com o acompanhamento de um profissional. Siga as dicas e boa corrida.