Você já se deu conta da importância do fígado? Esta glândula que está localizada no lado direito do abdômen tem inúmeras funções no organismo. Ele atua no metabolismo, desintoxica o corpo e faz a digestão da gordura. Sabe quando exageramos na comida ou bebida? O fígado é o primeiro órgão que costuma reclamar. Controlar a quantidade de gordura no corpo é essencial para o bom funcionamento dessa glândula.
Má alimentação e excesso de álcool podem levar ao acúmulo de gordura no fígado, prejudicando o funcionamento desse órgão e facilitando o desenvolvimento de doenças. A esteatose hepática, por exemplo, é uma delas. A doença é caracterizada pelo acúmulo de gordura nas células do fígado, levando a inflamações que podem evoluir para casos graves de cirrose ou até mesmo de câncer. A boa notícia é que a doença tem tratamento e pode ser revertida. E o primeiro passo é eliminar a gordura no fígado. Mudanças na alimentação e no estilo de vida vão te ajudar nesse processo.
Quer saber como? Então, não deixe de conferir!
Como saber se tenho gordura no fígado? Existem dois tipos de esteatose hepática: a alcoólica, causada pelo consumo excessivo de álcool, e a não alcoólica. Este último tipo acontece principalmente em decorrência da obesidade e da má alimentação. Fatores da síndrome metabólica, como pressão alta, resistência à insulina e colesterol elevado, além da obesidade abdominal, também estão diretamente ligados ao aumento de no fígado. No Brasil, a obesidade cresceu 60% nos últimos dez anos. E dados da Sociedade Brasileira de Hepatologia mostram que a gordura no fígado já atinge 20% dos brasileiros. Para quem é obeso a chance de desenvolver gordura no fígado é muito grande. Outros fatores de risco para a esteatose não alcoólica são hepatites virais (hepatites B e C), diabetes, perda ou ganho de peso muito rápida e alterações na tireoide.
No estágio inicial, a esteatose apresenta sintomas muito leves mas, de forma geral, fique atento se você sentir:
- Dor abdominal no lado direito;
- Cansaço e fraqueza;
- Perda de apetite;
Se a doença já está em estágio mais avançado, os sintomas que podem aparecer são:
- Aumento brusco e sensação de inchaço na barriga;
- Icterícia (principalmente a cor amarelada na parte branca do olho);
- Fezes com a coloração mais clara;
- Alterações no sono;
- Confusão mental e tremores.
Já sentiu algum desses sintomas?
O primeiro passo é procurar atendimento médico em um clínico geral ou nos especialistas, como gastroenterologista ou hepatologista. Uma boa dica é anotar os sintomas e sempre ter em mãos o histórico médico, como exames e diagnósticos anteriores, por exemplo.
Dicas para cuidar bem do seu fígado
Recebeu um diagnóstico confirmando que tem gordura no fígado ou quer prevenir isso? Saiba que existe tratamento e o quadro pode ser revertido! Com a ajuda de medicamentos é possível baixar os níveis de gordura no fígado, mas é essencial mudanças no estilo de vida e na alimentação. Especialistas alertam que a esteatose hepática não regride apenas com o remédio e a prevenção é fundamental. Por isso, aposte no consumo de alimentos mais saudáveis e insira na rotina atividades físicas. Pequenas mudanças podem trazer grandes resultados para a saúde.
Atividades aeróbicas para perder peso
O Ministério da Saúde recomenda a prática de exercícios aeróbicos (correr, nadar, pedalar ou caminhar) para perder peso. A frequência dessas atividades deve ser, no mínimo, três dias da semana por 30 minutos. A prática de exercício físico ajuda no processo para eliminar a gordura no fígado e vai proporcionar benefícios como:
- Melhor capacidade cardiovascular e respiratória;
- Resistência física e muscular;
- Diminuição do estresse e depressão;
- Aumento do bem-estar e da autoestima
Aposte em bons nutrientes
Outro foco de mudança de hábito é com relação a alimentação. Dê preferência às frutas, hortaliças e cereais integrais. Também inclua alimentos ricos em cálcio, presente no leite e derivados, de preferência com pouca gordura. E não esqueça de beber, em média, de 6 a 8 copos de água diariamente. Para quem tem o dia corrido e não encontra tempo para se alimentar corretamente, os produtos naturais são grandes aliados para eliminar a gordura no fígado.
O extrato de alcachofra, por exemplo, estimula o funcionamento do fígado e diminui os sintomas de azia e ressaca. Ele também é muito indicado para pessoas com colesterol alto ou problemas hepáticos. Outro grande aliado é o açafrão, que tem propriedades dexintoxicantes e age para a proteção e regeneração das células do fígado. Por ser um anti-inflamatório natural, o açafrão auxilia na redução da dor e na prevenção do câncer. Já a colina, uma vitamina do complexo B encontrada em alimentos de origem animal, leguminosas ou em produtos naturais, é usada para auxiliar no tratamento de doenças crônicas no fígado, como hepatite e cirrose. Com uma rotina agitada, ingerir todos esses elementos nem sempre é uma tarefa simples. Por isso, os suplementos naturais promovem um grande auxilio para quem quer se cuidar mais e ter mais saúde, especialmente para o fígado.
Quer saber mais sobre como os produtos naturais podem ajudar a eliminar a gordura no fígado, controlar os níveis de colesterol e ainda proteger o seu organismo? Então, saiba mais clicando aqui!