Seja bem vindo a Online Farma!

Você já se deu conta da importância do fígado? Esta glândula que está localizada no lado direito do abdômen tem inúmeras funções no organismo. Ele atua no metabolismo, desintoxica o corpo e faz a digestão da gordura. Sabe quando exageramos na comida ou bebida? O fígado é o primeiro órgão que costuma reclamar. Controlar a quantidade de gordura no corpo é essencial para o bom funcionamento dessa glândula.

Má alimentação e excesso de álcool podem levar ao acúmulo de gordura no fígado, prejudicando o funcionamento desse órgão e facilitando o desenvolvimento de doenças. A esteatose hepática, por exemplo, é uma delas. A doença é caracterizada pelo acúmulo de gordura nas células do fígado, levando a inflamações que podem evoluir para casos graves de cirrose ou até mesmo de câncer. A boa notícia é que a doença tem tratamento e pode ser revertida. E o primeiro passo é eliminar a gordura no fígado. Mudanças na alimentação e no estilo de vida vão te ajudar nesse processo.

Quer saber como? Então, não deixe de conferir!

Como saber se tenho gordura no fígado? Existem dois tipos de esteatose hepática: a alcoólica, causada pelo consumo excessivo de álcool, e a não alcoólica. Este último tipo acontece principalmente em decorrência da obesidade e da má alimentação. Fatores da síndrome metabólica, como pressão alta, resistência à insulina e colesterol elevado, além da obesidade abdominal, também estão diretamente ligados ao aumento de no fígado. No Brasil, a obesidade cresceu 60% nos últimos dez anos. E dados da Sociedade Brasileira de Hepatologia mostram que a gordura no fígado já atinge 20% dos brasileiros. Para quem é obeso a chance de desenvolver gordura no fígado é muito grande. Outros fatores de risco para a esteatose não alcoólica são hepatites virais (hepatites B e C), diabetes, perda ou ganho de peso muito rápida e alterações na tireoide.

No estágio inicial, a esteatose apresenta sintomas muito leves mas, de forma geral, fique atento se você sentir:

  • Dor abdominal no lado direito;
  • Cansaço e fraqueza;
  • Perda de apetite;

Se a doença já está em estágio mais avançado, os sintomas que podem aparecer são:

  • Aumento brusco e sensação de inchaço na barriga;
  • Icterícia (principalmente a cor amarelada na parte branca do olho);
  • Fezes com a coloração mais clara;
  • Alterações no sono;
  • Confusão mental e tremores.

Já sentiu algum desses sintomas?

O primeiro passo é procurar atendimento médico em um clínico geral ou nos especialistas, como gastroenterologista ou hepatologista. Uma boa dica é anotar os sintomas e sempre ter em mãos o histórico médico, como exames e diagnósticos anteriores, por exemplo.

Dicas para cuidar bem do seu fígado

Recebeu um diagnóstico confirmando que tem gordura no fígado ou quer prevenir isso? Saiba que existe tratamento e o quadro pode ser revertido! Com a ajuda de medicamentos é possível baixar os níveis de gordura no fígado, mas é essencial mudanças no estilo de vida e na alimentação. Especialistas alertam que a esteatose hepática não regride apenas com o remédio e a prevenção é fundamental. Por isso, aposte no consumo de alimentos mais saudáveis e insira na rotina atividades físicas. Pequenas mudanças podem trazer grandes resultados para a saúde.

Atividades aeróbicas para perder peso

O Ministério da Saúde recomenda a prática de exercícios aeróbicos (correr, nadar, pedalar ou caminhar) para perder peso. A frequência dessas atividades deve ser, no mínimo, três dias da semana por 30 minutos. A prática de exercício físico ajuda no processo para eliminar a gordura no fígado e vai proporcionar benefícios como:

  • Melhor capacidade cardiovascular e respiratória;
  • Resistência física e muscular;
  • Diminuição do estresse e depressão;
  • Aumento do bem-estar e da autoestima

Aposte em bons nutrientes

Outro foco de mudança de hábito é com relação a alimentação. Dê preferência às frutas, hortaliças e cereais integrais. Também inclua alimentos ricos em cálcio, presente no leite e derivados, de preferência com pouca gordura. E não esqueça de beber, em média, de 6 a 8 copos de água diariamente. Para quem tem o dia corrido e não encontra tempo para se alimentar corretamente, os produtos naturais são grandes aliados para eliminar a gordura no fígado.

O extrato de alcachofra, por exemplo, estimula o funcionamento do fígado e diminui os sintomas de azia e ressaca. Ele também é muito indicado para pessoas com colesterol alto ou problemas hepáticos. Outro grande aliado é o açafrão, que tem propriedades dexintoxicantes e age para a proteção e regeneração das células do fígado. Por ser um anti-inflamatório natural, o açafrão auxilia na redução da dor e na prevenção do câncer. Já a colina, uma vitamina do complexo B encontrada em alimentos de origem animal, leguminosas ou em produtos naturais, é usada para auxiliar no tratamento de doenças crônicas no fígado, como hepatite e cirrose. Com uma rotina agitada, ingerir todos esses elementos nem sempre é uma tarefa simples. Por isso, os suplementos naturais promovem um grande auxilio para quem quer se cuidar mais e ter mais saúde, especialmente para o fígado.

Quer saber mais sobre como os produtos naturais podem ajudar a eliminar a gordura no fígado, controlar os níveis de colesterol e ainda proteger o seu organismo? Então, saiba mais clicando aqui!