Seja bem vindo a Online Farma!

Encontrada nas florestas do Camboja, no sul da África e na Polinésia, a Garcinia cambogia é uma planta medicinal conhecida principalmente pelas suas propriedades capazes de reduzir os níveis de gordura no sangue e no fígado, tornar regulares os níveis de colesterol e proporcionar a sensação de bem-estar, neste artigo você irá saber como emagrecer com Garcinia Cambogia de forma saudável.

Nos últimos tempos, estudos têm sido realizados com a intenção de demonstrar como emagrecer com Garcinia Cambogia. Primordialmente, é importante destacar que suas propriedades proporcionam ao paciente a inibição do apetite e contribuem para que o consumo de carboidratos e açúcares não seja transformado em gordura no organismo.

Conhecida também por outros nomes populares, como malabar tamarindo, goraka, citrino e árvore do petróleo, a Garcinia tem suas folhas utilizadas na extração de seus princípios ativos, mas principalmente o seu fruto, bastante semelhante a uma mini abóbora. Pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação, tanto em cápsulas quanto em extrato para chá.

PARA EMAGRECER NATURALMENTE E COM SAÚDE

Culturalmente, a Garcinia cambogia é utilizada em seus países de origem como um excelente substituto do limão que, assim como usado aqui por nós, funciona muito bem como delicioso condimento e aromatizante, além de preservar alimentos. 

Juntamente com sua presença no meio doméstico, o fruto da Garcinia também conquistou outros espaços. Sobretudo, quando se trata de emagrecer com saúde e de maneira natural, a Garcinia Cambogia tem o seu nome garantido entre as principais plantas medicinais.

Por ser capaz de inibir o apetite, é uma forte aliada no processo de emagrecimento. Além disso, seu principal princípio ativo – o ácido hidroxicítrico – exerce grande influência sobre a enzima citrato liase, responsável pela lipogênese. Em outras palavras, é capaz de atuar no processo em que o organismo transforma carboidrato em gordura.

Em vez de armazenar mais gordura, o princípio ativo da Garcinia Cambogia se aproveita das reservas de gordura que o organismo já possui, fazendo com que a pessoa perca peso e tenha o seu apetite reduzido, eliminando os excessos através do sistema digestivo.

Do mesmo modo que inibe o apetite, as propriedades da Garcinia também estimulam a produção de serotonina – neurotransmissor responsável por aumentar as sensações de bem-estar e regular o humor. Dessa forma, contribui para o controle dos desequilíbrios neuropsíquicos responsáveis pela compulsão alimentar.

Entretanto, é importante destacar que apenas o consumo da Garcinia Cambogia não é suficiente para garantir um emagrecimento saudável. Para isso é indispensável exercícios físicos e hábitos alimentares que proporcionem os nutrientes necessários para o funcionamento sadio do corpo e da mente.

QUAIS AS PROPRIEDADES DA GARCINIA CAMBOGIA?

As propriedades da Garcinia cambogia são extraídas diretamente da casca seca de seus frutos, embora as folhas também possam ser aproveitadas. Atualmente, é no tratamento contra a obesidade que os estudos sobre essa planta tão rica estão sendo voltados atualmente como já mencionamos anteriormente. 

Porém, além do emagrecimento, a Garcinia cambogia possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antivirais, fortalecendo o sistema imunológico e auxiliando no tratamento de problemas como:

  • úlceras, por ser capaz de proteger a mucosa gástrica contra a acidez do suco gástrico;
  • incômodo gastrointestinal causados pela prisão de ventre e disenteria;
  • colesterol alto, por combater irregularidades em lipídios presentes no sangue, como o colesterol e triglicerídeos;
  • hepatite, por auxiliar no funcionamento do fígado;  
  • e sensação de fadiga, por tornar melhor a sua fluidez do sangue.

O CONSUMO DA GARCINIA CAMBOGIA E SUAS CONTRAINDICAÇÕES

Bem como mencionado anteriormente, as formas mais comuns da Garcinia cambogia encontradas em lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação são em cápsulas ou em chá. 

No caso do consumo das cápsulas, é recomendado a ingestão de até 500mg, até três vezes ao dia, até uma hora antes das refeições. Já quando se trata do chá, a recomendação é de somente duas vezes ao dia, dependendo da sua concentração, e antes das refeições. 

Assim como qualquer medicamento, o consumo de fitoterápicos também devem ser feitos sob prescrição médica, a partir da análise das condições físicas do paciente e de acordo com a dosagem recomendada, pois a sobredosagem e o seu consumo indevido podem causar efeitos colaterais.

Quando consumido de maneira inadequada, pode causar dores abdominais, de estômago e cabeça, assim como náusea, tonturas, febre e secura da boca. Além disso, o consumo sem prescrição não deve ser feito principalmente por crianças, gestantes e por pessoas que sofrem de diabetes ou depressão.

No caso de pacientes com quadro depressivo e fazem uso de antidepressivos com a intenção de aumentar os níveis de serotonina, a combinação da Garcinia cambogia pode ser prejudicial para o tratamento e para o organismo do paciente, pois a planta exerce o mesmo efeito na produção de serotonina.

Para diabéticos, o uso da planta pode causar um efeito hipoglicêmico. A Garcinia afeta os níveis de açúcar no organismo, causando uma queda vertiginosa do mesmo e um pico muito alto de insulina e que pode desencadear problemas graves, como insuficiência renal, hepática ou cardíaca.

Por fim, a Garcinia Cambogia auxilia diretamente na sua qualidade de vida, usando corretamente auxilia a emagrecer com mais saúde.