Seja bem vindo a Online Farma!

 

Tendinite e bursite são uma inflamação que acontece ao redor do tecido muscular. Entre as causas estão o uso excessivo dos tendões- estruturas que ligam os músculos aos ossos-, movimentos repetitivos, movimento em falso, má postura da articulação, stress, esforço intenso, má alimentação e má hidratação.

A bursite é uma inflamação nas bolsas que protegem as extremidades ósseas de algumas partes do corpo, sendo algumas os ombros, cotovelos, joelhos e quadris. Quando sobrecarregamos o ombro com muito peso, por exemplo, a articulação do membro pode inflamar causando então a bursite e tendinite, a inflamação nos tendões. As dores nos casos tanto de tendinite quanto de bursite são parecidas e uma pode causar a outra.

O principal sintoma da tendinite é a dor. A pessoa se torna incapaz de fazer atividades que antes fazia normalmente sem sentir dor como carregar sacolas, digitar, subir escadas, caminhar e etc. A tendinite, bursite e suas consequências podem ser evitadas com pequenas atitudes no dia-a-dia. A primeira delas é caso você trabalhe com movimentos que exigem muita articulação pare de uma em uma hora para se movimentar, alongar e articular os membros.

Quando for carregar sacolas evite segurar todas com uma mão, distribua-as pelo antebraço e divida o peso em outro braço. Se usar mochila, coloque as alças nos dois ombros para dividir o peso, se a alça estiver afinando e ficando parecida com uma corda passe ela com o ferro para ficar mais larga. Na hora de digitar no celular, não segure e digite com uma mão, mas sim com as duas mãos.

A tendinite e a bursite só podem ser diagnosticadas por um médico através de exames específicos e seu tratamento pode variar de acordo com a gravidade. Pode ser através de uso de anti-inflamatórios, imobilização do membro com tala ou gesso. Em outros casos recomenda-se repouso e fisioterapia.