Seja bem vindo a Online Farma!

Atualmente estamos passando por uma situação difícil, não somente pela doença que uma pandemia pode causar, mas antes de tudo pelo que nossa mente pode causar diante deste acontecimento, desta forma, vamos abordar neste artigo como manter a sanidade mental nos dias atuais. 

Muitos sentimentos podem vir à tona durante os tempos atuais de pandemia, como por exemplo, ansiedade, estresse; angústia; medo; tristeza, dentre outros,  e isso pode ocasionar em inúmeras doenças, em outras palavras, o nosso lado mental afeta diretamente a saúde física causando diversos problemas de saúde.

Contudo, diante dessa pressão psicológica manter a sanidade mental nos dias de hoje é fundamental para passar por esse cenário da melhor forma possível, então antes de tudo, tente manter a calma!.

Reduza a quantidade de notícias 

Constantemente quando o medo toma conta da nossa vida e assume o controle, tanto o sistema nervoso quanto a parte emocional do cérebro ficam carregados.

Sendo assim quando vemos na TV ou nas redes sociais notícias ruins tanto da pandemia quanto o que ocorre no dia a dia, como diversos tipos de violência, assaltos, outras doenças e notícias desagradáveis isso pode piorar o caso, procure limitar o tempo em que passa consumindo essas informações, que podem muitas vezes também serem as famosas notícias falsas que circulam nas mídias.

Além disso, o cérebro exclui, distorce e generaliza todas as informações recebidas que não se alinham com o seu estado emocional atual ou crenças e isso reforça mais seu estado de preocupação e nervosismo.

Se distraia com outras atividades.

6 Dicas do que fazer para manter a sanidade mental nos dias atuais

1. Cuide bem do seu sono

Mantenha seu sono em dia, se atente aos horários que você dorme e acorda diariamente, procure dormir mais, noites mal dormidas podem inclusive prejudicar o sistema imunológico, que neste momento mais do que nunca precisa estar fortalecido.

Procure não utilizar aparelhos celulares ou qualquer dispositivo antes de dormir, para que consiga ter uma noite mais tranquila, tenha refeições leves pelo menos 1 hora antes de se deitar e busque relaxar com yoga ou outro tipo de atividade relaxante para que seu sono seja mais proveitoso.

2. Faça atividades físicas 

A atividade física é uma grande aliada contra a ansiedade, ajuda também a aliviar o estresse e melhorar o humor. Existem inúmeras opções de exercícios físicos pela internet para fazer em casa ou você pode ir até um parque praticá-los, alongamentos também são ótimas opções. Exercitar o corpo e a mente são essenciais para melhorar significativamente a sua qualidade de vida.

3. Busque atividades que te fazem bem

Antes de mais nada procure realizar atividades que te tragam bem estar e melhore sua energia e disposição, tente manter um equilíbrio entre seus deveres e ocupações pessoais, como por exemplo:

  • Leia um livro que já estava querendo há um tempo;
  • Experimente cozinhar algo diferente do habitual;
  • Renove ou reorganize sua casa;
  • Ouça suas músicas ou podcasts favoritos;
  • Pratique meditação e exercícios de respiração;
  • Veja aquele filme ou série que você queria;
  • Faça um curso online, afinal conhecimento nunca é demais;
  • Aprimore alguma habilidade manual, como artesanato ou outras atividades que você goste.

Ou seja, aproveite esse momento e tire um momento para você, procure enxergar mais o lado positivo das coisas para que isso te ajude neste processo.

4. Reconecte com pessoas e fortaleça seus contatos

Nesse meio tempo não pudemos ter mais contato com muitas pessoas do nosso ciclo familiar, amigos, entes queridos, por conta do contágio do novo Coronavírus, porém existem outras formas de contato que podem ser praticadas, como uma chamada de vídeo, um telefonema, mensagens , em outras palavras, use a tecnologia a seu favor.

Constantemente reconecte os laços entre você e seus familiares, inclusive os que moram na mesma casa que você, busque resgatar e fortalecer as relações, neste momento é preciso ter empatia.

Relembre histórias divertidas, reveja fotos com essas pessoas, isso tudo ajuda a fortalecer o vínculo entre vocês, mesmo os que estejam à distância são uma rede de apoio com a qual você poderá contar.

5. Cuida da sua alimentação

Sobretudo, ter uma boa alimentação é primordial para manter a saúde, opte por um cardápio mais saudável e equilibrado. Neste sentido, a boa alimentação ajuda na absorção de bons nutrientes para o organismo.

6. Crie e mantenha uma rotina

Assim também estabelecer uma rotina saudável é muito importante, se organizar e sentir que tem um controle e segurança sobre sua rotina pode fazer bem emocionalmente.

Além disso, procure respeitar os horários de acordar, fazer as refeições diárias e dormir, e faça suas atividades extras no decorrer do dia, no seu tempo. Faça atividades que mantenham a sua mente ocupada, mais distantes dos problemas atuais.

Por fim, é importante equilibrar a mente e o corpo para manter a sanidade mental nos dias atuais, o autocuidado faz com que você se sinta bem, se priorize e se respeite, este equilíbrio é fundamental e necessário.