"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Como montar uma marmita saudável


04/11/2012 - 23:00:00 | 718

 

A marmita já foi motivos de vergonha no passado, mas isso mudou. Mesmo com a opção do Vale Refeição que muitas empresas fornecem algumas pessoas preferem levar a comida de casa. Não é necessariamente pela conveniência de não ter que ir a um restaurante e pegar fila, mas sim pela economia. 

O preço de um almoço, seja prato feito ou por kilo, está cada vez maior e entre optar por uma comida que muitas vezes não nos agrada é melhor levar nossa própria comida que além de sabemos como foi preparada tem o temperinho nosso ou da nossa mãe, marido, esposa, enfim.

Levar uma marmita para almoçar além de ser econômico é uma boa opção para quem quer emagrecer, afinal em restaurantes são tantas opções que acabamos colocando os olhos na frente do estômago e enchemos o prato. Hoje a maioria das empresas tem cozinha com forno ou micro-ondas e todo mundo está aderindo a marmita, então acabe com o preconceito e veja algumas dicas de como montar e levar a marmita para o trabalho.

  • Prefira alimentos grelhados e cozidos. As frituras ficam secas e borrachudas depois de requentadas. Evite também saladas já temperadas, eles azedam com facilidade. Alimentos que liberam água como o tomate também não são recomendados. As saladas, porém não devem ficar de fora, você pode complementar a alface e tomate com peito de peru e temperar na hora. Lembre-se que as saladas devem ser carregadas em um ambiente separado do restante da comida. Se possível guarde na geladeira do seu trabalho pequenos frascos com tempero, assim não vai precisar carregar o tempero todos os dias.
  • Na hora de escolher o pote ou vasilha prefira as de vidro. As de alumínio não podem ir ao micro-ondas e as de plástico costumam guardar o sabor de outros alimentos. Conserve sempre na geladeira.
  • Tente incluir na sua marmita uma porção de cada grupo alimentar.
  • Não encha a marmita, isso pode criar o hábito de você comer mais do que o necessário. Coloque a mesma quantidade que você colocaria se fosse almoçar no prato.
  • Se puder leve lanchinhos para fazer entre as refeições. Ficar apenas com café da manhã e almoço no estômago por toda a jornada de trabalho não é bom, uma vez que o ideal é comermos de 3 em 3 horas.

Existem diversos tipos e modelos de marmita. Você pode escolher por uma sem divisória, mas no trajeto até o trabalho pode misturar tudo e na hora que for comer estar uma coisa só. Se não tiver ou não encontrar uma marmita com divisórias leve pequenos potinhos, um com arroz, outro com feijão, a mistura e por último um com salada.