Seja bem vindo a Online Farma!

Em que consiste a flatulência, ou vulgarmente conhecido como peido?  Por que cheira mal ? Quais os fatos que a maioria de nós desconhece sobre este habito natural, que todo ser humano,  de qualquer idedade tem?

Peidos são gases produzidos dentro do tubo digestivo. O video acima demonstra o processo de como os feijões são transformados em peido.

Um peido médio é feito de:

  • 59% de Nitrogênio
  • 21% de hidrogénio
  • 9% de dióxido de carbono
  • 7% de metano
  • 4% de oxigénio
  • 1% de sulfeto de hidrogénio, 

Um peido é produzido principalmente por E.coli, que são bactérias comumente encontradas nos intestinos de seres humanos e animais. Existem diferentes tipos de E. coli. Estas bactérias não causam danos ao organismo e a função delas é somente fazerem as pessoas peidarem. A maioria dos peidos são inflamáveis, por causa do gás metano e hidrogênio que eles contêm. No momento do peido a temperatura média dele é de 37 graus Celsius.

Um peido atinge a velocidade de 3,05 metros por segundo.

Uma pessoa pode produzir cerca de 0,5 litros de peido por dia. 

Homens e mulheres peidam iguais. (Você já conheceu uma mulher que admite isso?)

Uma pessoa em média peida 14 vezes ao dia.

A maioria dos peidos ocorrem durante a noite enquanto dormimos.

Os animais que mais produzem peidos são os cupins. Em seguida estão os camelos, as zebras, as ovelhas, as vacas, os elefantes, e o cão ( principalmente das raças Labrador / Retrievers), os seres humanos. Alguns peixes usam o peido para se comunicar uns com os outros.

O peido dos vermes têm um efeito semelhante aos antibióticos. A ciência ainda está trabalhando nisso para torná-lo remédio.

Um peido é composto de menos de 1 por cento de produtos químicos que fedem, mas o produto químico que faz o peido cheira mal é tão pungente que as pessoas podem cheirá-los em níveis de 1 em 100 milhões.

Um estudo provou que quando homens e mulheres comem exatamente o mesmo alimento, a mulher tem gás (peido) mais concentrado do que os homens. Isto também foi mencionado como uma maior intensidade de odor.

Outros fatos curiosos sobre o peido:

No país africano Malawi peidar é uma ofensa.

A tribo de índios Yanomami, usa o peido como uma saudação. Apenas diga oi.

Se você peidar consistentemente por 6 anos e 9 meses, irá produzir gás suficiente para criar a energia de uma bomba atômica.

Os mergulhadores de SCUBA não peidar em profundidades de 33 pés ou abaixo.

No Japão antigo, concursos públicos foram realizados para ver quem poderia peidar mais alto e por mais tempo.

Estes animais não peidam: O verme de Pogonophoran, as medusa e o coral, as anêmonas do mar. 

Uma pessoa média passa três anos de sua vida em um banheiro.

Conselho de saúde: Não segure seu peido, isso faz mal. Você pode tentar disfarçar o barulho que seu peido possa fazer, mas dificilmente irá conseguir impedir que as pessoas por perto não sintam o odor ruim