Seja bem vindo a Online Farma!

 

Uma das maiores dificuldades em relação a problemas de pele é as daquelas pessoas que tem a pele mista. Como o próprio nome sugere,  a pele mista é aquela que é tanto oleosa quanto ressecada em partes diferentes do rosto.

Essa mistura geralmente gera muitas frustações porque se a pessoa utilizar um produto para pele oleosa a parte que já tem quantidade excessiva de óleo irá sofrer acarretando então no aparecimento de acne. O mesmo acontece se a pessoa utilizar um produto para peles secas, as partes já ressecadas vão ficar piores.

Mas então o que fazer em casos assim? Antes de tudo é importante saber como é a pele mista:

A pele mista é aquela que tem uma quantidade excessiva de oleosidade da zona T ( testa, nariz e queixo), e uma hidratação “carente” nas outras partes do rosto. Isso acontece porque na zona T os poros têm uma maior dilatação e nas demais regiões há um desequilíbrio na produção de glândulas sebáceas, as responsáveis por produzir o sebo.

A identificação de uma pele oleosa é fácil, geralmente ela apresenta rugas finas com tendência à descamação (como se estivesse descascando depois de pegar muito sol), já em outras regiões é bastante oleosa com propensão a aparecimento de espinhas.

Os cuidados para a pele oleosa devem ser feitos com produtos especiais, de preferência aqueles indicados por um dermatologista. A higiene deve ser feita de dia e a noite logo antes de ir para a cama. Não se deve usar sabão (desses para o corpo ou mãos) e sim uma loção de limpeza.  Depois use um tônico com um pedaço de algodão, mas não esfregue pelo rosto, apenas dê batidas leves e suaves. Finalize passando o hidratante.

Nas peles mistas é importante usar produtos para pele oleosa na zona T e nas demais regiões (inclusive olhos) deve-se usar produtos para peles secas. Há algumas peles que são “Invertidas” ou seja, a zona T é bem seca e as bochechas são oleosas, nesse caso inverta a aplicação do produto. Consulte um dermatologista antes de aplicar qualquer produto.

É importante citar que uma dieta livre de gorduras também ajuda no tratamento contra a acne. Refrigerantes, frituras, doces e álcool devem ser evitados.