Seja bem vindo a Online Farma!

O que são escoriações e como tratá-las. 
 
     Escoriações são pequenos ferimentos, conhecidos também como arranhões que podem ser causados através do contato da pele com superfícies ásperas como paredes sem acabamento, com texturas ou asfalto. 
 
     As crianças são mais propensas a esse tipo de escoriações, pois durante brincadeiras, jogos, quedas de bicicletas, patins ou mesmo por uma simples distração podem ocorrer lesões na pele. 
 
     Mesmo que a tendência às escoriações seja maior em crianças, os adultos não estão isentos de sofrer essas lesões. Atividades simples como esbarrar em paredes com texturas ou qualquer outro objeto áspero, ou mesmo uma queda podem causar lesões.
 
     As escoriações sangram pouco, mas são muito dolorosas pois na maioria das vezes algumas partículas de sujidade do local de contato ficam sobre a pele. Em algumas situações as escoriações podem sangrar em grande quantidade, o que não significa sinal de gravidade já que os vasos sanguíneos da pele se rompem facilmente. Como esses vasos sanguíneos são minúsculos, os sangramentos param rapidamente. 
 
     Para tratamento dessas lesões as manobras de primeiros socorros são suficientes para manter a integridade da pele, evitando assim o deslocamento do paciente para Hospitais ou Postos de Saúde. 
 
     Ao ocorrer alguma escoriação em adultos ou crianças, o primeiro passo é a higiene das mãos da pessoa que vai cuidar do ferimento. A limpeza da pele deve ser feita com água e sabão. É necessário lavar bem o local do ferimento com água corrente, pois isso ajuda a retirar alguma partícula que tenha ficado sobre a lesão. 
 
     Após a higienização do local pode ser utilizado sobre a escoriação algum tipo de solução medicamentosa para proteger e estimular a regeneração da pele, assim como a formação de novas camadas saudáveis. Alguns medicamentos como o Bepantol são muito utilizados no tratamento dessas lesões.
 
     Em casos de escoriações mais graves ou que ocorram sangramentos mais intensos, o essencial é procurar auxílio médico.