Seja bem vindo a Online Farma!

 

A cúrcuma é uma raiz conhecida como o falso-açafrão e tem grandes benefícios para  a saúde. Entre eles está a capacidade de aniquilar as células que provocam câncer. Seu óleo se mostrou tão eficaz quanto o uso de drogas anti-inflamatórias.

Por aqui a cúrcuma é indicada como um grande antioxidante e na índia como antisséptico, pois contém o composto químico chamado de flavonoides se tornando um grande anti-inflamatório.

Em algumas pesquisas científicas foi concluído que a cúrcuma ajuda a baixar as taxas de câncer de mama, próstata, cólon e pulmão. Isso pode ser constatado em países asiáticos, que utilizam muito a planta em sua alimentação. Esses países tem uma taxa muito baixa de casos de câncer.

Outro benefício da cúrcuma é o auxílio ao tratamento de fibrose cística. A curcumina, um dos componentes da planta, pode corrigir o defeito genético provocado pela doença. A fibrose cística é uma doença séria que ataca os pulmões e causa infecções provocando risco de vida. O mesmo muco consequente da doença e que ataca os pulmões pode atacar também o pâncreas.

Para as mulheres que queiram evitar estrias durante a gravidez a cúrcuma também é indicada. Além de fortalecer os ossos a raiz pode ser usada para esfoliação corporal e seu chá serve para tratar de diarreia.

Sendo nativa do Sul e Sudeste, a cúrcuma é também muito comum em vários países asiáticos, principalmente na Índia. Ela é a responsável pela cor amarelada característica dos pratos típicos do país. Podendo ser encontrada em diversos lugares do Brasil, a cúrcuma pode ser plantada em qualquer lugar e não necessita de muita água. Ela também é usada como tempero assim como o açafrão e é encontrada em supermercados, feiras e hortifrútis.