Seja bem vindo a Online Farma!

O famoso efeito sanfona, as disfunções hormonais, o ressecamento da pele e o excesso de exercício, são listados como as maiores causas das estrias.

Caracterizadas como a quebra das fibras elásticas responsáveis pela camada intermediária da pele – constituída por elastina e colágeno, fornecem a tonicidade e elasticidade da pele – elas podem surgir em homens e mulheres, na fase adolescente ou adulta, sendo mais comum em mulheres gestantes ou pessoas que passaram por processos rápidos de crescimento, emagrecimento, engorda ou hipertrofia. As regiões mais afetadas pelas estrias são os seios, quadris, culotes, coxas e nádegas, porém podem aparecer também nas costas, joelhos e abdômen.

Tratamento e Prevenção – Há diversas formas para amenizar ou evitar as estrias, desde tratamentos mais leves com produtos cosméticos e alimentação, até o uso de ácidos ou peelings. A hidratação diária é o primeiro – e fundamental – passo. Para não errar, procure produtos que contenham substâncias ativas e específicas para o tratamento de estrias.

A pele com estrias possui baixas quantidades de elastina e colágeno e é isso o que os cosméticos buscam repor na pele. Vale ressaltar a importância de se  hidratar o organismo através do consumo diário de 2 a 3 litros de água pura e fresca. Outros líquidos também podem ser benéficos ao corpo mas nada supera a água.

Além dos produtos cosméticos, há tratamentos realizados em clínicas de estética que amenizam e ajudam a evitar o surgimento das estrias. Os mais populares são:

• Ácidos: cremes ou produtos à base de ácido retinoico e alfa hidroxiácidos. Estimulam o processo de renovação das células e a formação do colágeno. A pessoa deve evitar a exposição desprotegida ao sol.

• Laser: tratamento moderno para redução de estrias. Estimula a formação de novas fibras de colágeno e elastina e também a organização do tecido.

Além de recorrer ao tratamentos cosméticos, vale a pena investir na alimentação correta. Alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas, por exemplo, estimulam a formação do colágeno e neutralizam os radicais livres responsáveis pelo processo de envelhecimento.  

Por: AgComunicado