Cerca de 90% das pessoas que sofrem com hipertensão podem não estar conscientes desse mal. A inimiga silenciosa, como é chamada pela comunidade médica, nem sempre apresenta sintomas e pode resultar em diagnósticos atrasados e riscos de ataques cardíacos ou derrames.
Manter a pressão sob controle depende de um estilo de vida saudável. Um acompanhamento médico é sempre indicado, e a escolha correta dos alimentos no cardápio pode ajudar a prevenir alterações. De acordo com o Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma dieta balanceada, somada à prática de exercícios físicos é, em muitas vezes, suficiente para prevenir e controlar uma hipertensão leve.
Confira alguns alimentos que podem ajudar a prevenir o problema e veja como aproveitá-los no café da manhã, almoço ou jantar.
- Clara de ovo – Estudos já comprovaram que a adenosina presente na clara do ovo ajuda a relaxar as artérias. Sugestão de consumo: Cozinhe o ovo e depois despeje um fio de azeite extravirgem. Evite o sal.
- Soja
O fitoestrógeno isoflavona, presente na proteína da soja, impede que fatores de agressão para as artérias, como o açúcar e o colesterol, estimulem a formação de placas em sua camada interna, servindo de proteção contra os entupimentos. Use a soja cozida para substituir o feijão ou como incremento nas saladas.
- Melancia
Uma substância chamada l-citrulina, presente aos montes na melancia, transforma-se no corpo em outra molécula, capaz de contribuir para a formação do óxido nítrico, um gás natural que relaxa a parede dos vasos sanguíneos. Sugestão de consumo: 1 fatia da fruta após o almoço ou jantar.
- Morango e outras frutas vermelhas – As frutas vermelhas ajudam a prevenir o mau colesterol e beneficiam a circulação sanguínea, além de combater as inflamações envolvidas nas doenças cardiovasculares. Sugestão de consumo: Tome o suco natural das frutas batidas (morango, amora e framboesa) após o almoço ou o inclua no café da manhã.
Por: AgComunicado