Seja bem vindo a Online Farma!

O damasco é uma fruta pouco explorada na alimentação, mais comum em pratos de final de ano ou em decoração de sobremesas, mas você sabia que o damasco é uma fruta rica em propriedades à saúde?
 
Originária do Norte da China, a fruta foi levada à Grécia pelo imperador Alexandre Magno após conquistas na Índia.
 
O damasco é uma fruta de baixo valor calórico, cada 100 gramas da fruta crua equivale a 48 calorias, sendo indicada em dietas de emagrecimento. É rica em sais minerais como: potássio; zinco; magnésio; folato; cálcio, entre outros. A fruta possui maior teor de potássio e baixo teor de sódio.
 
No damasco desidratado, versão mais conhecida da fruta, as proteínas alcançam o valor considerável de 5% em concordância com a taxa de ferro.
 
O que chama a atenção de acordo com o valor nutricional do damasco é a riqueza na provitamina A e no beta- caroteno. Esses componentes juntos conferem ao damasco uma de suas propriedades mais marcantes.  Por ser uma fruta rica em vitamina A, contribui para a saúde dos olhos; previne a secura ocular; perda da acuidade visual; atrofia da retina; irritação etc.A fruta também protege a pele de eczemas; auxilia em casos de sinusite.
 
O damasco possui vitaminas do complexo B (B12, B1; B2 e B6), desta forma, atua sobre o sistema nervoso e pode ser usado para prevenir e tratar casos de depressão; nervosismo e inapetência ou falta de apetite.
 
A fruta possui sabor adocicado e é deliciosa nas versões em geleias e compotas, pode ser explorada em saladas, no café da manhã, em sobremesas light etc.
 
Muitos brasileiros não têm o hábito de consumir e apreciar essa fruta tão rica em benefícios à saúde, por isso é sempre importante conhecer melhor a variedade de alimentos existentes e suas propriedades, para agregar em saúde ao dia a dia. Mais do que conhecer mais sobre o damasco, passe a consumi-lo na dieta.