Seja bem vindo a Online Farma!

 
A beleza das flores é de grande destaque nas grandes metrópoles e cidades, além de serem ricas em beleza, existem algumas espécies comestíveis, muito saborosas e que garantem diversos benefícios ao organismo. 
 
Segundo especialistas, as flores podem ser usadas tanto em saladas, sobremesas e pratos quentes. Além do toque suave no paladar, deixam os pratos mais bonitos. Confira quais as espécies mais recomendadas para garantir benefícios nutricionais ao organismo:
 
Calêndula
Esta espécie pode ser usada tanto para uso medicinal, quanto culinário. A calêndula é anti-inflamatória (assim como o medicamento Dexametasona) e cicatrizante. É muito recomendada para auxiliar em tratamentos de acne e dermatite. Sua composição em pomada auxilia pacientes que enfrentam problemas circulatórios e veias varicosas.  A calêndula é antifúngica, calmante para irritações de pele, antibacteriana, ajuda a regular o ciclo menstrual e aliviar espasmos musculares, é anestésica e ajuda a desintoxicar o organismo. Dica: pela manhã, prepare um patê de ricota com pétalas de calêndula e comece o dia com muita energia. Suas pétalas também podem ser usadas no preparo de sopas, omeletes, arroz e sobremesas. 
 
Hibiscus
A flor de hibiscus é um potente antioxidante natural, contém vitamina C é anti-inflamatória, reduz a hipertensão, diurética e ainda auxilia nas dietas de emagrecimento. Segundo especialistas, o chá de hibiscus também pode auxiliar no combate a problemas respiratórios como bronquite, gripes, resfriados, gastrite e afecções da pele. As antocianinas presentes em suas propriedades afastam o risco de doenças cardiovasculares, pois atuam reduzindo a oxidação do colesterol ruim (que também pode ser tratado com o medicamento Sinvastatina). Dica: o chá de hibiscos é excelente para favorecer a queima de gordura e combater a retenção de líquido. 
 
Capuchinha
Esta espécie além de ser rica em vitamina C, possui propriedades antibióticas, auxiliando como digestiva, diurética e expectorante. Além de garantir efeitos benéficos como anti-séptica e fortificante dos cabelos. Na culinária é conhecida pelo seu sabor picante. Pode ser usada no preparo de saladas ou complemento de pratos tradicionais.