Seja bem vindo a Online Farma!

 

O termo “detox” se tornou comum entre os que estão buscando uma melhor alimentação. As receitas são infinitas: sucos, chás e dietas restritivas por um determinado número de dias. Porém, nem toda receita encontrada na internet é realmente saudável e para obter os benefícios da desintoxicação não é preciso fazer dietas malucas, bastam algumas atitudes simples.

O que é intoxicação?

Antes de mais nada, precisamos entender o motivo da intoxicação. De acordo com a ayurveda, a medicina milenar indiana, a poluição, mudanças de temperatura, alimentos ultraprocessados, abuso de medicamentos e as próprias toxinas produzidas pelo nosso organismo são alguns dos fatores que causam a intoxicação.

A nutricionista Marise Berg, especialista em ayurveda, explica que a intoxicação nada mais é do que “o desequilíbrio orgânico provocado por contaminantes exógenos (adquiridos do ambiente externo) ou endógenos (produzidos pelo próprio organismo), que são conhecidos como radicais livres, enquanto desintoxicação é o processo biológico pelo qual o organismo transforma e excreta os contaminantes com o objetivo de retardar o envelhecimento, prevenir ou tratar desequilíbrios de saúde".

Em seu artigo “Dietas Detox - uma visão geral”, a nutricionista Marise Berg explica que a os radicais livres são substancias que atuam positivamente como coadjuvantes do sistema imune. Porém, quando a produção de radicais livres excede as defesas do organismo, ocorre o estresse oxidativo que acelera o envelhecimento e pode aumentar a susceptibilidade e a incidência da doenças como o câncer, artrite, doenças cardiovasculares, diabetes e doenças renais. Em condições normais, somos capazes de eliminá-las naturalmente, mas há ocasiões em que o organismo precisa de ajuda para manter-se limpo.

“As dietas Detox se propagam como uma abordagem terapêutica natural não medicamentosa para eliminar toxinas e os seus efeitos nocivos, consideradas o primeiro passo para restaurar o equilíbrio do organismo e os mecanismos internos de auto cura. De forma geral, o Detox é recomendado para a prevenção e tratamento de desequilíbrios de saúde em fase subclínica (assintomáticos ou com sintomas inespecíficos) ou no estágio precoce das patologias, e também para promover o rejuvenescimento”.

De acordo com a nutricionista, a Ayurveda preconiza a dieta desintoxicante como prática regular de prevenção e manutenção de saúde. “A premissa básica do detox é o decréscimo dos níveis de exposição às toxinas, enquanto oferece ao organismo um apropriado suporte nutricional com enfoque em alimentos (especialmente hortaliças e frutas) ricas em vitaminas e minerais com ação antioxidante como o selênio, a vitaminas C e E; de fitoquímicos como os polifenois, carotenoides e clorofila, fibras, enzimas, além de alimentos como as alcachofras e o chá verde, que favorecem um apropriado fluxo biliar (a bile funciona como um carreador de substâncias tóxicas, que são liberadas no intestino para eliminação)”.

“A estratégia consiste no decréscimo dos níveis de exposição às toxinas, enquanto oferece apropriado suporte nutricional e descanso para que o organismo restabeleça os próprios mecanismos de auto cura. Quando pertinentes, são prescritos suplementos nutricionais e fitoterápicos para intensificar o processo”.

A especialista explica que desintoxicar significa remover o caráter tóxico de uma substância. Dessa forma, a dieta detox está baseada no conceito de desintoxicação e o fortalecimento dos órgãos que eliminam as toxinas adquiridas pelo nosso corpo pela respiração, dieta e exposição frequente a substâncias contaminantes presentes em alimentos, medicamentos, drogas, cosméticos, corantes, conservantes, agrotóxicos, metais pesados, excesso de gorduras trans e sódio, etc, além de álcool, tabaco e o estresse da vida moderna.

 

 Fique atento aos sinais de intoxicação:

-       Indigestão, inapetência (falta de fome e apetite), alterações no paladar;

-       Sensação de peso, fadiga, letargia e cansaço após as refeições;

-       Cansaço excessivo sem causa aparente;

-       Eructação e flatulência (gases) excessivos;

-       Mau hálito ou odor corporal desagradável, suor excessivo;

-       Constipação ou irregularidade nas excreções, alteração na consistência das fezes que se torna pesada, pegajosa e/ou com presença de alimentos;

-       Cobertura esbranquiçada ou amarelada na língua;

-       Febre;

-       Presença de muco excessivo;

-       Ressecamento da pele;

-       Letargia, lentidão, apego, mágoa, preguiça. Sonolência em excesso, dificuldade de acordar pela manhã;

-       Inchaço e edema (retenção de líquidos);

-       Aumento da suscetibilidade às doenças infecciosas;

-       Dor de cabeça, dores musculares.

Como fazer o detox ayurvédico?

De acordo com a especialista, a dieta exclui todos os alimentos de origem animal, principalmente os laticínios e prioriza alimentos frescos e variados. “A dieta desintoxicante é uma abordagem terapêutica natural não medicamentosa para fortalecer a potência digestiva, um dos principais pilares da saúde. De curta duração (de 3 a 15 dias), branda, leve e de fácil digestão, é variada, colorida e energizante, rica em alimentos frescos e reguladores como frutas e verduras, além de raízes, cereais, leguminosas (feijões e lentilhas) e especiarias. Todas as preparações serão abrandadas (levemente cozidas), inclusive as frutas, para facilitar a digestão.”

A especialista também explica que no programa de desintoxicação é importante reduzir os níveis de exposição às toxinas, além de ingestão abundante de água e líquidos como sucos e chás; a limitação moderada de calorias, principalmente na forma de açúcares e doces; a abstenção do álcool, cafeína e tabaco; ingestão abundante de frutas, legumes e verduras, preferencialmente crus; redução do sal; ingestão de fitoterápicos; ingestão de alimentos ricos em fibras solúveis e insolúveis; ênfase nos alimentos funcionais; preferência por alimentos in natura e orgânicos e evitar alimentos industrializados; evitar alimentos com potencial alergênico como a soja, ovos, amendoim e laticínios, além da prática de atividades físicas moderadas.

A seguir, a nutricionista nos oferece uma receita desintoxicante que, além de limpar o organismo, também oferece uma série de benefícios para a saúde:

Elixir de gengibre

Ingredientes:

Gengibre fresco - 1 pedaço grande, 100g

Suco de limão - 3 colheres de sopa, 45 ml

Açúcar mascavo – 5 colheres de chá, 20g

Sal de rocha - 1 colher de chá, 5g

Modo de preparo:

Descascar o gengibre com uma colher pequena e ralar em ralo fino. Espremer a polpa em um pedaço de pano limpo ou em uma peneira de inox para obter o suco concentrado. Misturar o suco com o restante dos ingredientes até dissolver o sal e o açúcar. Guardar em um vidro limpo e seco sob refrigeração.

Também pode diluir esse concentrado em 1 litro de água quente, acondicionar em uma garrafa térmica e beber ao longo do dia.

Essa raiz saborosa e poderosa é utilizada em todo o mundo desde sempre, tanto como alimento, quanto como medicamento. Atua especialmente nos sistemas digestivo, circulatório e respiratório com ação digestiva, antioxidante (rejuvenescedora), anti-inflamatória, expectorante, antimicrobiana, dentre outras.

Esse preparado é indicado para estimular a potência digestiva, aliviar febre, falta de apetite, cansaço, desânimo, muco no sistema respiratório, náusea e vômito na gravidez.

Dose para adultos: 1 colher chá, 5 a 6 vezes por dia.


Contra indicado em casos de úlcera péptica, hipertensão, litíase biliar e refluxo gastroesofágico.

 

 

Marise Berg

Nutricionista CRN-3 41382

Especialista em Nutrição Funcional e Ayurveda

Contato: www.mariseberg.com.br

 

Fontes:

Academy of Nutrition and Dietetics. Recent reviews. Disponível em: https://www.eatright.org/Media/content.aspx?id=6442452235&terms=detox.

Ayurveda. Citara Saúde. Disponível em: https://www.citarasaude.com.br/blog/ayurveda-2/.

Dietas Detox - uma visão geral. Disponível em: https://bergnutri.blogspot.com.br/2015/07/dietas-detox-uma-visao-geral.html