Seja bem vindo a Online Farma!

Muitas pessoas sabem da importância dos grãos na alimentação, mas de fato conhecem as propriedades e o porquê da recomendação na dieta?
 
Os grãos fazem parte do grupo de carboidratos complexos, conferem energia ao organismo e capacidade para a realização de atividades diárias. São ricos em vitaminas do complexo B, ferro e são ricos em fibras, o que favorece a boa circulação sanguínea e faz com que o intestino funcione melhor.
 
Dentre os grãos mais utilizados encontram-se: feijão; soja; milho; grão de bico; ervilha; lentilha etc.
 
E quais são as propriedades de cada um destes alimentos?
O feijão possui fibras que inibem a absorção de gorduras e glicose no organismo, consequentemente prevenindo diabetes e o alto colesterol no sangue.
 
O feijão branco é indicado para dietas de emagrecimento e possui dentre os diversos nutrientes, uma substância chamada: faseolamina, essa substância inibe a absorção de carboidratos no organismo, ou seja, atua inibindo a absorção de açúcares no sangue o que previne e trata doenças como diabetes.
 
Esses famosos grãos são ricos em vitaminas, minerais e possuem substâncias denominadas: compostos fenólicos, essas substâncias possuem ação antioxidante e previnem doenças como o câncer.
 
O grão de bico, possui diversos nutrientes, mas teor elevado de ferro, é um alimento essencial na alimentação de gestantes. Possui fibras, prolonga a sensação de saciedade e ajuda o organismo a produzir serotonina, responsável pelo bom humor e sono regular.
 
A lentilha é um grão rico nutricionalmente, e não possui gorduras, também é um grão rico em ferro, vitaminas do complexo B e minerais como manganésio, ferro, cobre etc.
 
O milho é um alimento rico em vitamina B1 e vitamina E, antioxidantes, minerais etc. Ajuda a regular o sistema nervoso, controla os níveis de colesterol no sangue, entre outros benefícios.
 
A soja, alimento rico em proteína, possui uma substância conhecida como: fitoestrógeno, essa substância atua impedindo a absorção de gorduras no fígado e previne doenças como o câncer.
 
A ervilha é rica em sais minerais e vitaminas do complexo B e possui o poder de aumentar a capacidade metabólica do organismo.
 
Esses alimentos possuem sabor agradável e podem ser usados de diversas maneiras: saladas; sopas; refogados e até mesmo em suplementação, como é o caso da faseolamina. Coma grãos, enriqueça a sua saúde.