"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Conheça o poder das flores para a saúde


23/09/2013 - 23:00:00 | 571
Muitos já devem ter ouvido falar sobre flores comestíveis e podem ter pensado: Será que é bom e realmente faz bem à saúde?
 
Algumas espécies podem ser ingeridas e mais do que isso, oferecem nutrientes importantes ao organismo. Um exemplo é o Hibiscus da espécie Sabdariffa, essa espécie que produz flores ricas em antocianinas que possuem poder antioxidante, a flor também possui vitamina C, o consumo dessa espécie ajuda a diminuir os níveis de LDL (mau colesterol) no sangue. 
 
A calêndula, famosa por conferir essência aos mais variados cosméticos, é rica em vitaminas A e C; possui flavonóides; carotenóides e fitoesterois. Possui propriedades antiinflamatórias; acalma; possui poder analgésico e ajuda a regular o ciclo menstrual.
 
As pétalas podem sem usadas em saladas, sopas, arroz, na decoração de sobremesas etc. A espécie Capuchina também possui alto teor de vitamina C e é altamente digestiva.
 
É importante que haja cautela na escolha das pétalas, apenas algumas espécies podem ser consumidas. Lírios, crisântemos, violetas, copo-de-leite, entre outras, não são espécies comestíveis.
Além das já mencionadas, espécies como: amor perfeito, rosa e borago também constituem o grupo das flores que beneficiam a saúde.
 
Poucos sabem, mas algumas flores já fazem parte da dieta cotidiana como: brócolis; alcachofra e couve-flor. É sempre importante conhecer mais e obter benefícios. Nem tudo na vida são flores, mas há muitas flores que conferem mais vida e saúde. Experimente!