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Não é novidade que uma alimentação balanceada e saudável ajuda a manter a saúde em alta. Mas você sabia que ela também pode ajudar a conseguir um bronzeado bonito e saudável? Alimentos ricos em betacaroteno ajudam na formação de melanina, o pigmento presente na pele que protege e promove o bronzeado equilibrado. Além disso, o betacaroteno é um ótimo antioxidante, protege a pele da radiação solar e previne o envelhecimento causado pela exposição ao sol. Essa substância é é encontrada nas frutas, verduras e legumes de coloração verde escura ou laranja. Espinafre, brócolis, cenoura, manga, abóbora e mamão estão entre os mais populares.

Estudos já comprovaram que dietas compostas por esses alimentos apresentam resultados bastante eficazes. Ou seja: o consumo regular desses alimentos realmente ajuda a conquistar o bronzeado bonito e saudável do verão!

No entanto, além do betacaroteno, existem outros nutrientes que atuam como antioxidantes e podem complementar sua ação. Dentre eles, estão a vitamina C (laranja, limão, acerola), a vitamina E (sementes de girassol, castanha e amêndoas) e os famosos flavonoides (soja, uva, chá verde). Vale lembrar que o consumo de, pelo menos, 2 litros de água por dia, é indispensável.

Até mesmo pessoas de pele muito clara podem se beneficiar com esses alimentos, mas não adianta esperar por milagres. A alimentação ajuda, mas quem vai demandar a tonalidade do bronzeamento é o tipo de pele.

Tenha cuidado para não exagerar. Embora não existam limites para o consumo desses alimentos, o excesso pode ocasionar a carotenemia, que confere uma coloração alaranjada à pele. A boa alimentação também  não dispensa o uso do protetor solar, que deve ser diário. Pessoas de pele clara devem buscar os produtos com FPS (Fator de Proteção Solar) acima de 30 e mais gordurosos que o convencional (a não ser as de pele oleosa), pois eles perduram mais tempo na pele. E pessoas de pele morena, com menor predisposição ao bronzeado de tom avermelhado, podem optar pelo FPS 30, no mínimo.

Por: AgComunicado

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