"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Conheça os benefícios da semente de chia


14/03/2013 - 23:00:00 | 1075
     A semente de chia é de origem mexicana, conhecida por ter mais cálcio que um copo de leite. Além de possuir um alto teor de proteínas, a semente de chia é tão eficiente para o emagrecimento quanto à linhaça. A semente é ótima para quem deseja emagrecer de forma saudável, pois fornece nutrientes como ômega 3, fósforo, ferro, zinco, potássio, magnésio, cobre e manganês e pode ser consumida de diversas maneiras. 
 
     É possível encontrar a semente de chia em forma de farinha, feita por meio da trituração da semente, que possui os mesmos nutrientes que o grão inteiro. Você pode utilizá-la em receitas como bolos, tortas, e pães. Outra forma de consumo é com grãos inteiros. Experimente acrescentar a semente no iogurte no café da manhã ou lanche da tarde. Ao entrar em contato com líquidos, a semente forma uma espécie de gel que aumenta a saciedade após a refeição, além de contribuir para a prevenção da osteoporose. 
 
     Ao acrescentar a chia em sucos e vitaminas, você aproveita todos os nutrientes que as frutas oferecem, além de ingerir altas doses de cálcio, proteínas, ferro e zinco. A Chia também aumenta o efeito antioxidante das frutas, o que ajuda no combate ao envelhecimento e previne doenças como o câncer. 
 
     Outra forma de aproveitar os benefícios da semente é usá-la para temperar saladas, através da própria semente ou do óleo extraído da chia. O óleo pode substituir o azeite e a semente pode ser acrescentada apenas como complemento. Se você pratica atividades físicas, uma ótima sugestão de lanche após os exercícios é salada de frutas acompanhada de chia, pois as frutas são fontes de carboidratos e a chia possui um elevado teor de proteínas e potássio. Dessa forma as proteínas vão ajudar na recuperação dos músculos e o potássio ajudará a prevenir as câimbras. 
 
     A semente de chia também pode ser consumida em cápsulas, vendida em farmácias e lojas de produtos naturais. A quantidade ideal para consumo diário é de 25 gramas (uma colher de sobremesa) pois a chia é considerada calórica.