"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Conheça os riscos do uso de anabolizantes


28/11/2012 - 23:00:00 | 756

O uso de esteróides andrógenos, mais conhecidos como anabolizantes tem se tornado cada vez mais comum entre as pessoas que praticam esportes, para aumentar a preparação física e a competitividade.  Diferente do passado onde apenas os atletas utilizavam esses produtos, hoje é possível ver frequentadores de academias fazendo uso de anabolizantes com a intenção de melhorar as questões estéticas. 
 
O anabolizante é um produto derivado principalmente da testosterona, hormônio masculino responsável pelo crescimento celular de ossos e músculos. Como a testosterona já está presente na corrente sanguínea, para alcançar o resultado desejado na prática de exercícios físicos, é necessário aumentar de forma significante a dose dos anabolizantes, exatamente como ocorre com outras drogas. 
 
O uso de anabolizantes causa efeitos colaterais em homens e mulheres, como acne, queda de cabelo, diminuição da libido, alucinações, comportamentos agressivos, hipertensão, retenção de líquido, que favorece o aparecimento de edemas e problemas no funcionamento do fígado, que podem ocasionar icterícia e em casos mais raros até câncer.
 
Quadros de depressão, síndrome do pânico e síndromes como transtorno bipolar também podem aparecer durante o uso de esteróides, assim como impotência sexual, atrofia de testículos, crescimento das mamas em homens, calvície e masculinização das mulheres também são comuns. 
 
As pessoas que utilizam anabolizantes em grande quantidade são mais propensas a problemas musculares como hipertrofia e em alguns casos ocorre interrupção de crescimento dos ossos. É importante que pessoas que façam uso de anabolizantes e percebam algum sintoma ou comportamento diferente do convencional, procure auxílio médico para evitar transtornos físicos e psíquicos ainda maiores. 
 
Já existem medicamentos naturais que auxiliam na queima de gordura e no aumentando de massa muscular. O Tribulus Terrestris auxilia na produção de energia, na força física e também pode ser utilizado como tônico. Utilizando produtos naturais, é possível aumentar a massa muscular sem prejudicar a saúde.