"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Conheça os tratamentos indicados para a artrite.


10/12/2012 - 23:00:00 | 742
 
O objetivo do tratamento da artrite é diminuir as dores, melhorar a função das articulações e evitar danos posteriores. Mudança no estilo de vida é parte fundamental para o tratamento da artrite e outras inflamações nas articulações. Os exercícios ajudam a aliviar as dores e a rigidez, melhoram a força muscular e dos ossos e diminuem a fadiga. 
 
O programa adequado para cada pessoa deve ser elaborado pela equipe médica para que os exercícios não prejudiquem o tratamento. Entre os programas é possível incluir atividades aeróbicas de baixo impacto, exercícios para adquirir flexibilidade e treinos de resistência para fortalecer o tônus muscular. 
 
O tratamento medicamentoso é diferente para cada tipo de artrite. Os medicamentos mais indicados são os anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, corticóides, imunossupressores e remédios biológicos no caso da artrite reumatóide. Esses medicamentos podem melhorar a qualidade de vida dos pacientes, porém alguns apresentam efeitos colaterais graves. 
 
A fisioterapia também pode ser indicada no tratamento da Artrite, pois garante que haja o fortalecimento das juntas e dos músculos. Na fisioterapia podem ser utilizadas talas para dar suporte às articulações e ajudar a melhorar suas posições. O uso de talas é mais indicado no caso de artrite reumatóide. A hidroterapia, massagem e aplicações de calor e frio também são recomendadas. 
 
É possível associar produtos naturais com a mudança no estilo de vida e a fisioterapia. Alguns medicamentos naturais contribuem para a melhora dos níveis de imunidade e na densidade mineral óssea, como o Tribulus Terrestris, indicado para pessoas que sofrem com a artrite e artrose. 
 
Em casos mais extremos, a cirurgia pode ser indicada se os outros tratamentos não funcionarem. A cirurgia é realizada de acordo com o grau de lesão nas articulações, que podem ser substituídas por uma articulação artificial, geralmente em joelhos e quadris. A artroplastia pode ser realizada para reconstruir a articulação.
O tratamento adequado será indicado pelo médico, por isso é necessário o acompanhamento.