Seja bem vindo a Online Farma!

Dentre a variedade de alimentos em nossa natureza, fica difícil se manter atualizado quanto às propriedades de cada um. O caqui é uma das frutas mais ricas em nutrientes e possui peculiaridades que merecem ser ressaltadas.
 
Alaranjado ou vermelho, o caqui em grego Diospyros significa Fogo de Zeus. É rico em antioxidantes e desta forma inibe a formação de radicais livres, renovando as células e prevenindo até mesmo o envelhecimento da pele.
 
O caqui é rico em importantes minerais (cálcio, fósforo, sódio, magnésio, ferro, potássio, zinco etc.); possui vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, B12 e niacina); em 100 gramas da fruta em sua forma natural podem ser encontradas aproximadamente 70 calorias, sendo uma fruta indicada em dietas de emagrecimento. A fruta também possui vitamina A; fibras e vitamina E.
 
Por ser rico em antioxidantes, o caqui atua na prevenção de doenças como diabetes; câncer e aterosclerose.
 
A polpa gelatinosa do caqui possui açúcares (frutose, glicose e sacarose), pectina e mucilagem: carboidratos responsáveis pela consistência gelatinosa da fruta, a pectina é também conhecida como fibra vegetal do tipo solúvel, atua aumentando o bolo fecal e regulando as funções da flora intestinal, auxilia no equilíbrio do colesterol pelo poder de absorção de gorduras do sistema digestivo. 
 
O caqui possui ação adstringente graças a substâncias conhecidas como taninos, responsáveis pela sensação áspera no paladar em contato com a fruta.
 
É rico em carotenoides, que quando ingeridos se transformam em vitamina A, essas substâncias também atuam como antioxidantes. 
 
É rico em ferro, oferece ao organismo em 250 gramas de polpa, cerca de 10% de ferro referente às necessidades diárias de um adulto, quantidade altamente significativa.
 
No momento da compra, prefira os caquis sem rachaduras, firmes, de cor uniforme e com brilho.
 
O caqui é uma fruta que deveria ser mais explorada pelos inúmeros benefícios que proporciona à saúde. Consuma com mais frequência!