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O aminoácido melhora a qualidade do sono e contribui para concentração  

 

O triptofano é um aminoácido importante para as funções de todo organismo, nutriente que não pode faltar na dieta. Afinal, quais são os alimentos que podemos desfrutar dessa fonte? Especialistas em nutrição apontam a carne de peru, linhaça, semente de abóbora, cacau ou chocolate amargo e a aveia como os principais portadores da vitamina.  
 
É importante salientar que o triptofano é uma substância de origem dos alimentos, ou seja, não é produzida pelo organismo, logo precisamos desfrutar de uma alimentação rica no nutriente para uma vida saudável. Vamos conhecer os benefícios dessa fonte aliada da saúde e o que estes alimentos podem proporcionar:  
 
Aliado no combate ao estresse 
 
A partir do momento que existe uma alimentação rica em triptofano, logo será amenizado os níveis de estresse no sistema nervoso. O aminoácido age diretamente no controle dos níveis de cortisol, substância bioquímica relacionada as mensagens emocionais direcionadas ao corpo. Se está sofrendo com ansiedade constante repare se está alimentando-se corretamente, sobretudo de fonte de triptofano. As reações emocionais são também respostas do organismo e nem sempre associada aos fatores externos.  
 
Responsável pela qualidade do sono 
 
O triptofano auxilia na produção de neurotransmissores importantes ao sistema nervoso, como a melatonina e a serotonina, ambos responsáveis pela sensação de bem-estar e relaxamento na hora do sono. Estudos recentes apontam a má qualidade do sono relacionada a uma alimentação desregrada e rica em açúcares e gorduras e pouca ingestão de fibras e principalmente folhas verde escuras. Experimenta mudar a sua alimentação diária e note os resultados na qualidade do sono.  
 
Melhora a saúde do emocional 
 
Como já dito, o aminoácido é uma substância que atua diretamente na ação dos neurotransmissores responsáveis por transmitir sensações benéficas para todo organismo. Relaxamento e disposição para as atividades diárias são as principais causas. A ausência  do triptofano na alimentação pode implicar em irritabilidade, pois dificulta a produção de hormônios do bem-estar, como a serotonina.  
 
Atua no poder da concentração 
 
Sente-se muito ansioso e com dificuldade para concentrar-se nas atividades? Talvez o seu organismo necessite de doses de triptofano. Estudos apontam que crianças com déficit de atenção possui 50% menos triptofano quando comparadas com crianças que não possuem a doença. 
 
Como consumir? 
 
A melhor forma de ingerir este aminoácido é por meio da alimentação , aposte nestes nutrientes logo pela amanhã, invista no consumo da aveia, aliada número  um da saúde. Pessoas que sofrem de depressão também podem ter como opção o suplemento de triptofano, neste caso consulte o médico para indicação.  
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