Seja bem vindo a Online Farma!

Consumir refrigerantes e outras bebidas com muito açúcar gera risco de aumento da pressão arterial, segundo um estudo feito com 2,5 mil pessoas e publicado na revista Hypertension. A pesquisa aponta que ingerir mais de 355 ml de bebidas com gás ou sucos de fruta contendo açúcar por dia já é suficiente para elevar a pressão. Os participantes foram todos americanos e britânicos com idades entre 40 a 59 anos.

O motivo da relação entre excesso de bebidas com açúcar e aumento da pressão arterial ainda não é claro, mas os cientistas creem que o excesso de açúcar no sangue prejudica o tônus das veias sanguíneas, gerando assim um desequilíbrio nos níveis de sal do corpo.

Para cada lata de bebida açucarada ingerida por dia, os participantes registraram em média um aumento de 1,6mmHg em sua pressão sistólica e de 0,8mmHg em sua pressão diastólica.

Além disto, os pesquisadores descobriram que os indivíduos que consumiam mais de uma dose de refrigerantes e bebidas açucaradas por dia consumiam cerca de 400 calorias diárias a mais do que os indivíduos que ingeriam bebidas sem açúcar.

A American Heart Association recomenda que não se consuma mais do que três latas de refrigerante de 355ml por semana. Em geral, as pessoas que consumem muita bebida açucarada têm dietas menos saudáveis e apresentam maior tendência ao sobrepeso.

Os resultados do estudo sugerem que as pessoas devem ter cuidado com a quantidade de açúcar que consomem.  A pressão alta e a obesidade estão entre os maiores fatores de risco para doenças cardiovasculares. Mais estudos ainda são necessários para compreender melhor a relação entre pressão arterial e açúcar.

Fonte: Agência Comunicado