Seja bem vindo a Online Farma!


Dentre as frutas oleaginosas, as nozes destacam-se como eficazes para a manutenção da saúde. Seu alto nível de antioxidantes age no organismo como uma espécie de bloqueador das reações químicas que provocam as mudanças na estrutura molecular do corpo. Graças a isso, as nozes podem combater e prevenir o surgimento de doenças.

Segundo um estudo conduzido por pesquisadores espanhóis, comer um punhado de nozes regularmente ajuda a reduzir os efeitos do alto teor de gordura ruim de uma refeição. Com o passar do tempo, a gordura tende a enrijecer as artérias, tornando-as menos capazes de responder a exercícios e assim, pode ocasionar o entupimento das artérias.

Os nutrientes antiinflamatórios da noz também contribuem para saúde óssea. Ao ser consumida em grandes quantidades, podem desencadear uma queda nos níveis sanguíneos de N-telopeptídeo do colágeno tipo 1, componente que age como indicador da formação óssea e, o nível reduzido desse componente no sangue representa maior estabilidade óssea e menor perda mineral dos ossos.

Mesmo sendo altamente calóricas, as nozes contém gorduras saudáveis para o coração e ainda podem ser consumidas em dietas para emagrecimento. Isto se porque sacia a fome por mais tempo e pode diminuir a fissura por doces ou outros alimentos inimigos da boa forma.

No entanto, o melhor é não exagerar: para obter resultados satisfatórios, tanto para manutenção da saúde como para dietas, não devemo ser consumidas em excesso e sim em quantidades moderadas.

Outro benefício das nozes se dá na prevenção contra o câncer de mama e de próstata. As células cancerosas geralmente derivam de algum estresse oxidativo ou inflamações crônicas e, as nozes, ricas em nutrientes antioxidantes e antiinflamatórios, ajudam a prevenir o desenvolvimento da doença.

Pesquisas já testaram a eficácia das nozes contra os cânceres citados em ratos e, foi constatado que a ingestão regular da noz ajudou a diminuir as chances de câncer de mama e freou o desenvolvimento do tumor nos ratos que já estavam infectados.

Por: AgComunicado