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A importância do consumo de óleos para o equilíbrio dos níveis de colesterol


28/06/2015 - 23:00:00 | 605

Conheça alguns dos mais recomendados

Para uma alimentação saudável é importante que todos os grupos de alimentos façam parte da dieta, inclusive, o grupo dos lipídeos (gorduras). Mas é óbvio que o consumo de gorduras na dieta deve ser equilibrado e deve-se dar preferência às gorduras conhecidas como gorduras saudáveis.
 
Há alguns tipos de óleo existentes que auxiliam na redução dos níveis de colesterol no sangue, o que quer dizer que ajudam a prevenir problemas cardiovasculares e até mesmo a emagrecer de maneira saudável.
 
Quais óleos são esses?
 
Algumas vitaminas só podem ser metabolizadas se houver a presença de gorduras. Trata-se das vitaminas lipossolúveis (A, D, K e E). E não é só isso, a presença das gorduras também ajuda na produção de importantes hormônios, como hormônios sexuais e age diretamente ajudando o organismo na absorção do cálcio.
 
O óleo de peixe deve compor a dieta, isso porque é rico na substância antioxidante conhecida como ômega-3 que age diretamente elevando os níveis de HDL (bom colesterol) e diminuindo os níveis de LDL (mau colesterol) no sangue. Essa substância também possui ação anti-inflamatória. Invista no consumo dos peixes, com ênfase no salmão e atum, mas é importante frisar que a maneira de preparo dos alimentos deve ser cuidadosa, nada de excesso de gorduras, prefira sempre as versões grelhadas e cozidas.
 
A chia também é rica em ômega-3 e pode ser aproveitada de maneira versátil na dieta. Em vitaminas, molho para salada, sobre frutas etc.
 
A linhaça também compõe o grupo dos alimentos ricos em ômega-3, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, sem contar os benefícios referentes ao emagrecimento saudável.
 
O óleo de alhotambém é importante para controlar os níveis de colesterol no sangue. Pode ser encontrado em forma de suplemento e possui inúmeras propriedades que vão desde o combate a doenças até o emagrecimento saudável.
 
Invista no consumo dessas conhecidas “gorduras do bem” na dieta, lembre-se que é fundamental que toda a alimentação seja equilibrada e saudável para que de fato os benefícios sobre o controle do colesterol possam ser observados.
 
Praticar atividades físicas, principalmente na modalidade aeróbica é recomendado.
 
Não desista da saúde. Nunca é tarde para repensar hábitos e cuidar de si mesmo. O problema do colesterol pode desencadear em outras doenças, como doenças relacionadas ao coração, por isso se preocupar com o equilíbrio dos níveis de colesterol no sangue é tão importante.
 
Esses alimentos podem ser usados em pratos doces e salgados, exceto o óleo de alho que é um suplemento.