Seja bem vindo a Online Farma!

 

O sabor amargo, e algumas vezes picante, não ajudam a rúcula a ser um dos alimentos favoritos do brasileiro. Assim como o nabo, o repolho e brócolis, a rúcula integra a família das hortaliças crucíferas. O que nem todas as pessoas sabem é que seu sabor varia conforme a estação de seus plantio. Nos períodos mais frios, tende a apresentar um sabor mais picante, enquanto em épocas mais quentes, apresenta um sabor forte e amargo. 
 
A rúcula pode diversas (e eficazes) propriedades medicinais. Seu consumo pode combater ou ajudar a tratar afecções pulmonares, bronquites e tosses e, por ser rica em vitamina C e diurética, previne o escorbuto (doença provocada pelo déficit de vitamina C no organismo, que apresenta sintomas de hemorragia, infecção e inchaço com pus na gengiva). 
 
Além disso, a rúcula é uma ótima fonte de ômega-3, um ácido graxo responsável pelo bom funcionamento dos vasos sanguíneos. Também contém nutrientes como o ferro e potássio, que, respectivamente, previnem anemia e contrações musculares. A vitamina A, presente em sua composição, atua em prol da saúde ocular e cutânea e beneficia os cabelos e unhas. 
 
A rúcula é facilmente encontrada em supermercados e é, normalmente, vendida em maços. Na hora de comprar, opte pelos rúculas firmes e brilhantes e verifique se seus talos estão quebradiços – nesses casos, a hortaliça murcha com maior facilidade. 
 
Uma boa forma aproveitar todas as propriedades da rúcula é consumi-la crua, em saladas. Você até pode cozinhá-la por, no máximo, cinco minutos. Acima disso, poderá perder seus nutrientes. Que tal anotar a receita de uma deliciosa (e simples) salada?
 
Você vai precisar de azeitonas pretas, queijo de cabra cortado em pequenos cubos, melancia cortado em cubos generosos, rúcula, agrião, sal e pimenta e mostarda dijon (opcional). A quantidade dos ingredientes dependerá do tamanho da porção que você irá servir. 
 
Para preparar, misture em uma tigela as azeitonas, o queijo de cabra, a rúcula, o agrião e a melancia. O molho pode ser feito com a mostarda dijon ou se preferir, com azeito balsâmico. Acrescente algumas folhas e pronto, basta servir!
 
Por: AgComunicado