"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Contra as dores nas articulações: soluções naturais


27/02/2016 - 23:00:00 | 445

Fique por dentro de algumas dicas que podem ajudar

 
Só quem sofre de artrite ou de outras dores articulares sabe o quão difícil é conviver com o incômodo. Obviamente que é fundamental que a pessoa passe por acompanhamento médico frequente e que recorra a medicamentos prescritos, mas há algumas dicas naturais que podem ajudar a driblar a dor. 
 
A artrite é uma inflamação de articulações que provoca dores, inchaço e rigidez. As partes do corpo mais acometidas são: joelhos, pulsos, ombros, cotovelos... E outras regiões do corpo também podem ser acometidas por dores como o pescoço, o quadril e a região das costas.
 
Quais as alternativas naturais que podem ser exploradas?
 
Urtiga – Essa planta age com propriedade depurativa e pode atuar no alívio das dores em caso de artrite. O consumo pode ser feito desde a salada até o uso tópico – quando a tintura da planta é extraída por meio da maceração e é aplicada na região inflamada. Para fazer a solução basta algumas folhas da planta em um litro de álcool (90°) e deixar descansar por pelo menos dez dias. A tintura pode ser aplicada com massagens na região 2 a 3 vezes ao dia.
 
Arnica – Essa planta possui propriedade anti-inflamatória e age no combate de dores. A indicação é utilizar a tintura da arnica, que pode ser preparada e aplicada na região afetada da mesma maneira que a tintura de urtiga.
 
Alho – Além de um alimento comumente utilizado na culinária, o alho é rico na propriedade anti-inflamatória, ajuda no processo depurativo e desintoxicante. A maneira de utilização do alho recomendada é o consumo cru de 3 dentes de alho ao dia, que devem ser macerados e misturados com o suco de um limão, a mistura deve repousar durante a noite e deve ser tomada no dia seguinte em jejum.
 
Compressa fria – A utilização de bolsas de gelo são indicadas pelo poder anti-inflamatório. A aplicação pode ser feita por 15 minutos e deve-se dar um intervalo de 30 minutos.
 
Eucalipto – Essa planta possui ação analgésica e antirreumática. Possui ação calmante e pode ser consumida em forma de chá, compressa ou em forma de massagens com óleo essencial.
 
É claro que é importante seguir o tratamento convencional, assim como praticar hábitos saudáveis. O que vale é não desprezar os recursos que a natureza pode oferecer.