"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Como controlar o desejo por doces logo após ter se alimentado?


31/08/2014 - 23:00:00 | 634

Pequenos hábitos podem auxiliar no sucesso da dieta

Quem não gosta de uma sobremesa? Mesmo aquelas pessoas que dizem preferir salgados a doces de vez em quando não resistem a um bom pedaço calórico de alguma sobremesa deliciosa. Mas e quando se está na dieta? O que fazer para controlar a ansiedade e o desejo logo após a refeição por aquele mousse de maracujá, por aquele pudim de leite, por aquele bolo lindo e cheio de calorias, entre outros? 
 
Parece um assunto clichê, mas é extremamente natural que pessoas que estejam na dieta tenham imensa dificuldade em controlar o desejo por doces, mais acentuado após as principais refeições ao longo do dia.
 
Primeiramente é fundamental exercitar a mente a favor da própria saúde. O que isso quer dizer? Uma mudança real de estilo de vida requer mudanças de pequenos hábitos, quando alguém está lutando para perder peso e mais do isso, para conquistar um corpo mais saudável é importante estabelecer um foco. Todos sentirão necessidade de provar uma sobremesa e não é proibido, mas a frequência pode colocar em risco o objetivo do emagrecimento e de alcançar mais saúde, por isso, quando bater o desejo por um doce, se responda a seguinte pergunta: Por que eu vou comer esse doce? Eu realmente quero? É muito comum que essas sobremesas encham os olhos antes de encher a boca de água, e acredite, sua vida vai continuar mesmo se não provar a sobremesa com aparência deliciosa (risos).
 
Um problema comum entre muitas pessoas que querem emagrecer principalmente no início da dieta é evitar festas, reuniões entre amigos, com aquele medo de não conseguir se segurar, por isso é importante frisar o item acima sobre exercitar a mente. Um doce ou até mesmo um prato mais calórico em pequenas porções não é proibido vez ou outra, mas é fundamental evitar exageros e frequência.
 
No caso das mulheres, esse desejo aumenta na TPM, e chega a ser quase incontrolável. Mas uma dica simples pode ajudar e muito no controle do desejo por sobremesas ou guloseimas após as principais refeições: manter a higiene bucal. Isso mesmo, escovar os dentes logo após as refeições não é só importante para a saúde bucal, mas também auxilia no controle do desejo por alimentos calóricos e desnecessários logo após a alimentação. Quando alguém higieniza a boca, usa o creme dental, o fio dental, o enxaguante bucal  e o próprio ato da escovação em si ajuda a produzir a sensação de “finalização da alimentação”, com o hálito fresco, dentes limpos, sensação de refrescância, a vontade de se alimentar passa.
 
Isso também não quer dizer que tenha que escovar os dentes mais que o habitual (risos), mas é importante não esperar muito tempo na mesa logo após ter finalizado a refeição, já se levante e vá escovar os dentes sem pensar na sobremesa, faça isso onde estiver e verá o efeito dessa ação.
 
Não perca a motivação e aprenda a controlar a ansiedade, lembre-se que o processo de emagrecimento e mudança de maus hábitos começa na mente.